Páginas

sexta-feira, outubro 31, 2008

Ator Kleber Afonso

Kleber Afonso nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 1930. Foi o primeiro a apresentar um programa radiofônico direcionado ao público gay, em 1980.

Se alguém fez cinema, este alguém foi Kleber Afonso. Estreou em um filme de Mazzaropi, "As Aventuras de Pedro Malazartes", de 1960. Trabalharia muitas vezes com Mazaroppi, em "Zé do Periquito", "Casinha Pequenina", "O Lamparina", "Meu Japão Brasileiro", "O Corintiano" e "Betão Ronca Ferro". E participou ativamente da pornochanchada, gênero genuinamente brasileiro. Também trabalho bastante na televisão onde participou das novelas "Mullheres de Areia", "As Divinas e Maravilhosas", "O Machão", "Ìdolo de Pano" e "Vila do Arco", todas na extinta TV Tupi e a minissérie "Moinhos de Vento" na Rede Globo.

Atuou no teatro como ator e diretor tendo dirigido várias peças infantis e chegou até a escrever uma, ‘A verdadeira História de Pinocchio ‘ que encenou meses antes de falecer. Na década de 1970 fez várias comédias no cinema nacional, entre elas: "O Poderoso Machão", "Clube das Infiéis", O Sexualista", "Eu Faço...Elas Sentem "A Carne", "O Rei da Noite" e "O Incrível Seguro de Castidade" e ‘O Garotão de Itu’ ao lado de Deny Cavalcanti.

Kleber Afonso morreu na cidade de São Paulo, em 1983, aos 52 anos, vitimado por um tumor cerebral. Na época ele estava em cartaz na capital paulista com a peça "Disputa-se Uma Noiva".

2 comentários:

Unknown disse...

TIVE O PRIVILÉGIO DE SER AMIGO PESSOAL DESTE GRANDE ARTISTA DO CINEMA NACIONAL, DO RADIO DA TV E DO TEATRO, SENDO AINDA DIRETOR, ESCRITOR E COMPOSITOR.PREMATURAMENTE NOS DEIXOU AOS 52 ANOS DE IDADE E ATÉ HOJE FAZ MUITA FALTA, POIS AINDA NOS DARIA MUITO DO SEU TALENTO E AMIZADE. CARO AMIGO KLEBER QUE DEUS O ABENÇOE PARA SEMPRE ONDE ESTIVER, UM GRANDE ABRAÇO CARINHOSO DO SEU AMIGO WANDERLEY SANTOS

Clarice disse...

Tal como o Wanderley Santos, também eu tive a tive a felicidade de partilhar da amizade de Kebler Afonso durante o tempo em que trabalhavamos nos Diários Associados, eu na Publicidade e ele, com Raul Rolien, no Novos Eventos.Que imensa saudade sinto. Bom coléga, grande amigo. Que saudade, que imensa saudade!