Páginas

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Thelma Ritter - referência


Sua carreira teve origem nos palcos da Broadway. Dona de versatilidade, tornou-se uma das atrizes caracteristicas do cinema mundial.

Nascida no Booklin, Nova iorque, em 1905, filha de um cantor de opera, Charles Ritter, que se apresentava na Catedral Gordon City. Na Nova Inglaterra atuou em varias peças teatrais, e no radio, Thelma foi sucesso absoluto no programa Theatre Guild".

Sua estreia no cinema aconteceu em 1947 em "De Ilusão tambem se vive" (Miracle), filme de George Seaton, cujo elenco tinha além de Thelma, John Payne, Natalie Wood e Maureen O'Hara. Foi indicada varias vezes ao Oscar como atriz coadjuvante, sem conseguir uma estatueta. Entretanto, ela seguiu carreira com belas atuações.

Sua filmografia não muito extensa, apenas 27 filmes, atuou ao lado de Bette Davis e george Sanders em 'All About Eve' ,1950, (A Malvada), Confidências a Meia Noite, com Rock Hudson, 1959, 'Janela Indiscreta', com James Stewart; 'Os viúvos tambem sonham', com Frank Sinatra e Eleonor Parker, Edward G. Robinso, ambos os filmes de 1959. E em Os desajustados, com Marilyn Monroe e Clark Gable no elenco, de 1961.

Os grandes diretores chamavam Thelma Ritter quando tinham uma personagem enigmática a ser construida. Entre eles, John Houston, Joseph A. Mankjewicz, John Frankheimmer e Alfred Hitccock a escolheram para desenvolver personagens de dificil construção.

O último filme de Thelma foi em 1967 " O Incidente" com direção de Larry Peerce. Em 5 de fevereiro de 1969, a excelente atriz morreu vitimada por um ataque cardíaco, em Nova Iorque, e deixou o marido Joseph Moran, um filho Ricahrd Ritter e uma filha, a atriz Monica Moran. Na foto, Thelam Riter em "A Malvada". (Perfil escrito por FAUSTO VISCONDE para Formas&meios impressa, Ano 1 Número 02, em 2002). WWW.FORMASEMEIOS.BLOGS.SAPO.PT

Um comentário:

Anônimo disse...

Esssa foi uma das melhores atrizes do cinema america, Thelma.

Madureira- RJ