Páginas

terça-feira, novembro 25, 2014

Piano de Casablanca é arrematado

Piano de Casablanca é arrematado por US$ 3,4 milhões em Nova Iorque



NOVA IORQUE - O famoso piano de Sam (Dooley Wilson) no filme "Casablanca" foi vendido nesta segunda-feira por US$ 3,4 milhões, informou hoje a casa Bonhams, em Nova York, que realizou o leilão. 
O piano é um dos dois que aparecem no filme e ficou marcado na história do cinema pela cena em que Ilsa (Ingrid Bergman) se aproxima do pianista para pedir-lhe que tocasse "As Time Goes By". Objeto principal do Rick"s Café Américain, o estabelecimento administrado por Rick (Humphrey Bogart) em "Casablanca" (1942), era utilizado pelo protagonista como esconderijo para as "cartas de trânsito", um documento que dava ao portador trânsito livre nos territórios controlados pelos nazistas.
O piano teve outro momento decisivo, foi no filme onde soldados alemães entram no estabelecimento e pedem que se toque "Wacht am Rhein" ("O guarda no rio Reno", considerado um hino patriótico na Alemanha nazista), mas, finalmente, Victor (Paul Henreid) se impõe e o hino que acaba sendo tocado é o francês, "A Marselhesa".
Segundo o American Film Institute, "Casablanca" é o segundo filme mais importante da história, depois de "Cidadão Kane" (1941). 

Nenhum comentário: