Páginas

terça-feira, dezembro 30, 2014

Atriz Luise Rainer morre aos 104 anos em Londres

Morre uma das maiores estrela da telona, a atriz Luise Rainer, que teve uma ascensão meteórica, seguida por uma queda igualmente dramática depois que entrou em conflito com o chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer. 

A atriz Luise Rainer, de origem alemã,  fez história no cinema norte-americano ao ganhar  dois Oscar de melhor atriz pelo musical "Ziegfeld - O Criador de Estrelas", de 1936, e o drama "Terra dos Deuses", de 1937, durante uma breve e tempestuosa carreira em Hollywood morreu nesta terça-feira, 29,  aos 104 anos. 

Rainer, ex-estrela dos palcos teatrais de Viena e que era a atriz mais velha ainda viva a ter ganhado o Oscar, morreu de pneumonia em Londres, disse sua filha. Rainer teve uma ascensão meteórica em Hollywood seguida por uma queda igualmente dramática depois que entrou em conflito com o chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Louis B. Mayer, sobre o ferrenho controle que ele exercia sobre sua carreira.


Depois de ser escalada para uma série de trabalhos que não gostava e ter a participação negada nos projetos que queria, Rainer rompeu com a MGM e deixou Hollywood em 1938. Ela voltou apenas brevemente em 1943 para fazer um filme para o estúdio rival Paramount. Luise Rainer teve um casamento infeliz de três anos com o dramaturgo Clifford Odets, que acabou em 1940. 

Quando ela se tornou amiga de Albert Einstein, Odets teria ficado com tanto ciúmes que usou uma tesoura para rasgar uma fotografia do cientista. A atriz se casou com o executivo da indústria editorial britânico Robert Knittel em 1945 e viveu com ele,  em Londres e na Suíça até sua morte em 1989. A atriz  morava sozinha em Londres desde então, com suas duas estatuetas do Oscar em uma estante no seu escritório.

Rainer nasceu em 12 de janeiro de 1910 em Dusseldorf. Ela obteve sucesso precoce como uma atriz de teatro, em Viena, uma protegida do diretor teatral Max Reinhardt, antes de começar nos filmes.

Nenhum comentário: