Páginas

domingo, janeiro 04, 2015

Dramaturgo Chico de Assis morre aos 81 anos

O dramaturgo e autor de telenovelas Chico de Assis foi encontrado morto na noite de sábado, 3, em seu apartamento, nos Jardins, em São Paulo. Assis estava com 81 anos e a causa da morte ainda não foi informada.


SÃO PAULO (SP) BRASIL - Com 60 anos de carreira e em franca atividade, o dramaturgo gravou recentemente o primeiro programa do Núcleo de Dramaturgia da TV Cultura, Persona em Foco, uma homenagem aos ícones do Teatro Brasileiro. Também foi homenageado com a publicação, em outubro, de seu repertório teatral, pela Funarte.
Francisco de Assis Pereira, nasceu no dia 10 de dezembro de 1933, na capital paulistana, e começou sua carreira como câmera man na TV Tupi . Na emissora, estreou como dramaturgo, com uma adaptação da obra de Machado de Assis: Os óculos de Pedro Antão. Ainda na Tupi, escreveu grandes sucessos dentre eles: Ovelha Negra, Xeque Mate e Cinderela 77, Salário Mínimo . Assis foi autor também da primeira novela das 6 da Rede Globo Bicho do Mato, em 1972, que trazia como protagonistas Osmar Prado e Debora Duarte. Na TV Cultura, assinou O Coronel e o Lobisomem.

No seu repertório teatral,  mais de 30 peças, verdadeiras preciosidades dentre elas Missa Leiga, O testamento do Cangaceiro ; As aventuras de Ripió Lacraia e Xandu Quaresma, grande sucesso produzido e interpretado por Antonio Fagundes.


Em 2014 recebeu a condecoração da Ordem do Mérito Cultural do Brasil,pelo seu trabalho no teatro e no ensino da dramaturgia. O corpo vem sendo velado desde a madrugada deste domingo, 4, no Teatro de Arena, e às 15 h do domingo segue para Vila Alpina.

Nenhum comentário: