Site em homenagem ao paulistano Fausto Visconde - em memória - um dos maiores, se não o maior conhecedor da sétima arte, e também a sala de cinema mais charmosa da capital paulista, Cine Metro. As homenagens são extensivas a todas as estrelas da MGM que por lá passaram e aos que pegaram a estrada de volta. Sem dúvida, seja da MGM ou não todos fizeram a alegria de gerações entre as quais :Visconde, nascido em 1922 e morto em 6 de agosto de 2010.
sábado, agosto 11, 2007
Cinema brasileiro
I JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO
10 a 19 de agosto de 2007
A I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso acontece na Cinemateca Brasileira, com patrocínio do Banco Santander e apoio da Caixa Econômica Federal, do Goethe-Institut, da Imprensa Oficial, da FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes), do programa Ibermedia, da Fritz Dobbert e da Quanta. 41 filmes – entre inéditos ou raramente projetados nas telas brasileiras – e 30 atrações musicais compõem o evento, além de exposições, conferências e oficinas com estudiosos e músicos que se dedicam à pesquisa sobre o cinema silencioso. Toda a programação, exceto as oficinas com instrumentistas alemãs especialmente convidadas, tem entrada franca. A idéia da Jornada surgiu nas reuniões de pesquisadores ligados à área de cinema que acontencem regularmente na Cinemateca Brasileira desde 2002. Ao longo desse período discutiu-se a possibilidade de ampliar o debate sobre o tema e recriar para os espectadores contemporâneos a experiência do espetáculo cinematográfico dos primeiros tempos, a exemplo do que já acontece nos festivais II Cinema Ritrovato, promovido pela Cinemateca de Bolonha, e Giornate del Cinema Muto, ambos na Itália.
Um dos objetivos da Jornada é apresentar o cinema dos primórdios do século 20 como resultado direto das experimentações técnicas e estéticas que marcam a modernidade urbana. Uma gama considerável de gêneros narrativos e estilos de interpretação, além de efeitos especiais e processos de colorização bastante sofisticados, poderão ser conferidos durante a programação. Tão importante quanto a escolha dos filmes foi a seleção dos músicos que acompanharão as projeções. Com curadoria de Livio Tragtenberg, as atrações musicais estão em sintonia com a diversidade de temas e estilos dos filmes apresentados no evento. André Abujamra, Arrigo Barnabé, Michelle Agnes, Maurício Takara, Jorge Peña, Wilson Sukorski, os grupos Patife Band e Frame Circus, entre outros, estão entre os convidados. Para as chamadas Sessões assinadas, personalidades como o cineasta Carlos Reichenbach, o maestro Julio Medaglia e o ilustrador MZK foram convidados a construir trilhas sonoras com músicas pré-existentes revelando combinações insuspeitas.
A mostra de filmes vai ocupar as duas salas da Cinemateca Brasileira. As projeções com acompanhamento musical serão realizadas na Sala Cinemateca/BNDES. Na Sala Cinemateca/Petrobras, a programação será exibida sem acompanhamento musical, com exceção das Sessões assinadas. A I Jornada também terá oficinas com músicos estrangeiros convidados. A pianista Kirsten-Eunice Martins, residente do cinema Arsenal de Berlim, a meca do cinema silencioso na Alemanha, e Robyn Schulkowsky, percusionista que trabalhou com John Cage e Stockhausen, vão oferecer oficinas voltadas à criação musical para filmes silenciosos. A relação música e cinema silencioso também será tema de uma das mesas de debates promovidas pela I Jornada. Os processos de restauração de filmes e o estágio atual das pesquisas sobre cinema silencioso no Brasil também serão discutidos por pesquisadores e profissionais convidados.
Além das salas de cinema, a Cinemateca terá outros espaços voltados para o evento, como a exposição de objetos antigos e equipamentos de cinema da coleção de M. Padovan e da própria instituição, além de uma exposição de fotos do cinema silencioso instalada nos jardins da Cinemateca. A I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso apresentará produções brasileiras e estrangeiras restauradas e conservadas por importantes arquivos de filmes como George Eastman House, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a Cinemateca da Suécia, o Arquivo Nacional de Imagem do Uruguai e a própria Cinemateca Brasileira – responsável pela restauração dos filmes pernambucanos dos anos 20 que serão apresentados e pela realização do evento. Programação completa no linkhttp://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=26
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário