Páginas

sábado, abril 23, 2011

Frank Sinatra

A voz de Frank Sinatra foi, provavelmente, ouvida mais vezes do que a de qualquer outra pessoa na história da música.

Ícone do século XX, Sinatra foi simultaneamente uma eminência, o padrinho do pop e um artista com a mesma confiança do jovem muito magro que ganhara um concurso de cantores amadores seis décadas antes. Muito antes de ser "chairman of the board", Frank Sinatra foi um filho da era do jazz e da respectiva abordagem descontraída da vida.

No curso da sua ascensão meteórica de empregado de mesa / cantor a maior estrela pop do mundo, cujos fãs iam de meninas de soquetes a mães de família à medida que ele ia transformando o "Swoonatra" num fenômeno, Sinatra fiava-se na sua própria versão de se manter fiel à simplicidade: "Não sou um daqueles caras complicados e confusos. Não ando a procura do segredo da vida nem da resposta à vida. Vivo um dia de cada vez, aceitando o que cada dia trouxer".

Como entertainer Sinatra era tanto um visionário como um pragmatista, um protótipo do homem do século XX. Ao passo que muitas estrelas de uma determinada área criativa conseguiram fazer sucesso em uma outra, apenas uma mancheia deles tentou (sem conseguir igualar) os feitos de Frank Sinatra como cantor, ator, produtor de discos e filmes, filantropo, conquistador e até realizador de cinema. "Temos de nos render à evidência: Sinatra é o rei", disse Bing Crosby, o crooner que inspirou o jovem Frank. "É um empresário muito astuto e tem um enorme respeito pelo que o público quer".

Na verdade, sendo um homem que afirmava que "é necessário ir mesmo até o fundo para se apreciar a vida e recomeçar a viver", Sinatra percebia que a determinação era a base de qualquer realização. Pelo que talvez seja mais exato dizer que se tratava, em primeira instância, sempre do que Sinatra queria e não do que queria o público e, em segundo lugar, tratava-se de convencer os chefes de banda, os dirigentes de estúdio, os empresários e, em último lugar, tratava-se do público que, também queria o mesmo. Embora Sinatra nem sempre tenha conseguido ter êxito, os fracassos foram parcos.

Valor: 39,90

Nenhum comentário: