Duas damas da arte cênica de origem italiana que fizeram carreira em Hollywood por sua personalidade e talento e não pelo padrão de beleza física características de outras divas sagradas da época.
Esther e Augusta |
Fala-se de Augusta Ciolli e Esther Minciotti, que sempre eram requisitadas para papéis que requeriam uma difícil construção. Não somente atuaram no mesmo filme como contracenaram exemplo na pelícla Marty, de 1955, onde travaram um diálogo com olhares e palavras. As marcantes figuras começaram mesmo a carreira na Off Broadway depois migraram para o cinema e televisão, sempre em papéis onde jamais a beleza era prioridade, somente o talento resolveria a parada. Aatuaram em muitos filmes de ação, mistério, aventura e até romence.
Augusta Ciolli
Augusta Ciolli nasceu em 1901, em Módena, Itália, veio ter sua verdadeira chance no cinema, um papel dígno de seu talento, em 1955, na série de TV que virou filme "Marty", onde interpretou a rabugenta Catarina. Atuando em produções ítalo-americans, seguiram outros bons trabalhos exemplo Anna di Brooklyn, de 1958, de Carlo Lastricati e Vitório De Sica. East Side\ West Side (dirigido por Jack Smight) foi um dos seriados televisivos de maior expressão nos Estados Unidos, entre 1963\64, e teve Ausgusta Ciolli como uma das protagonistas do episódio. New York City, New York, USA ( O prêço do prazer, 1964), escrito pelo fenomenal Arnold Schulman trouxe-a um pouco debilitada, pois veio a falecer três anos depois, em 1967, de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Esther Minciotti
Sabe-se que Esther Minciotti nasceu na Itália porém não se pode precisar o estado. Nascida sob regência do sígno de peixes, 18 de março de 1883 (ou 88), um domingo. Mudous-e para Nova Iorque ainda jovem em busca de seu sonho, ser atriz. Ela queria trabalhar com Gina Lollobrigida, e conseguiu. Em 1949, dirigida pelo mestre Douglas Sirk estrelou o filme Shockproof (Apaixonados ou Liberdade vigiada), e em seguida, "Sangue do meu sangue" onde ela foi Theresa Monetti ("House of Strangers") e 'Todos os que falaram morreram' (The undercover man). Em 1950 " Um homem de influências" (The man who had influence), na TV.
No ano de 1951, Strictly Dishonorable (ela era Mme. Maria Caraffa ), "Jonny Pickup", série de TV no Studio One. Em 1953, atuou no episódio "The Philco Television Playhouse", que viraria filme "Marty", 1955, dirigido por Delbert Mann, ao lado de Ernest Bornigne, onde interpretava Mrs Piletti, a mãe ora provocadora ora chantagista. No mesmo atuou no filmes aventura Murder in Villa Capri.
No ano de1956 o filme noir "The Wrong Man" (O falso culpado titulo em Portugal - e Homem Errado, Brasil) , sob direção de Alfred Hitchcock deu uma guinada em sua carreira sendo chamada para várias produções, ela interpretou Mrs. Balestrero, Manny's mother já em 'Cheia de Vida', onde foi Mama Rocco. Na TV atuou na série de mistério ' The Death of Manolete' (1957), e My Father (1958). Esther Minciotti faleceu em 1962. (Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário