Páginas

quinta-feira, outubro 18, 2012

Morre Sylvia Kristel, personificação do cine-erotismo

Morre a estrela da série de filmes "Emanuelle", Sylvia Kristel, morre em Amsterdã aos 60 anos. Ela é a atriz mais famosa de seu país
Sylvia Kristel no Festival de Canne,1990

A atriz holandesa Sylvia Kristel, que ficou mais conhecida por seu papel na série de filmes eróticos dos anos 1970, "Emanuelle". Ela morreu em Amsterdã aos 60 anos, de acordo com sua agente Marieke Verharen. Nascida em 28 de setembro de 1952 em Utrecht, Países Baixos, era atriz, diretora, modelo.Sua carreira começou aos 17 anos, como modelo e durou 30 anos onde estrelou mais de 50 filmes.

Porém, a fama chegou com "Emanuelle", em 1974. A temática e ambientação erótica em Bangcoc sobre uma dona de casa cansada da rotina, um marido, e vários amantes. Sylvia Kristel trabalhou com diretores como Alain Robbe-Grillet, Claude Chabrol e Roger Vadim. Atuou também em "The Nude Bomb" 1980 e "Private Lessons" 1981. Foi a protagonista na versão cinematográfica de "O Amante de Lady Chatterley", de 1991, do romance de D.H. Lawrence. Sylvia se preparava para uma nova produção desta vez no teatro em Amsterdã com a peça "Garotas do Calendário", autoria de Tim Firth. Já a sua mais recente atuação na televisão foi uma produção para TV italiana em 2010, sobre um trio de cantoras holandesas muito populares no período entre guerras na Itália. Recebeu prêmios como Tribeca Film Festival e Topor et Moi (2006). A atriz deixa um filho, Arthur, do relacionamento com o escritor belga Hugo Claus. (Francisco Martins).

Nenhum comentário: