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segunda-feira, abril 08, 2013

Oskar Homolka: da Austria para o mundo

Nascido em 12 de agosto de 1898, na Áustria, atuou no cinema e teatro de 1926 até 1976, dois anos antes de sua morte. Com sotaque muito acentuado e olhos castanhos, o ator chamou atenção de Hollywood logo que mudou-se para Inglaterra.

Depois de servir o exército Austro-hungaro, durante a Segunda Guerra Mundial, entrou para a Imperial Academy, de performances de artes, em Viena. Tendo assim, iniciado sua carreira nos palcos austríacos. Logo chamou atenção e ganhou prestigio no teatro comunitário germânico, especialmente em Munique, onde em 1924 apresentou o Vida de Eduardo II, da Inglaterra, no Munique Kammerspiele. A partir de 1925 Oskar Homolka passou a trabalhar com Max Reinhardt. Suas apresentações de Eugene O' Neil e o Imperador Jones, Anna Christie, ambos de 1924 e Juarez e Maximilaim, 1925 e 26, Her Young Boyfriend, Jewish Widow, 1925, Mérimée e Courteline, 1926, deram ao ator experiência para buscar os holofotes em Londres e, se habilitar a astro de Hollywood.

No teatro apresentou Der Revisor (1926), Androcles e o Leão (26) consolidaram sua carreira. Nos anos 30, Today's Senation e The Last Equipage e a Ponte de Waterloo, 1931, Fausto, 1932, Pigmalião e várias peças de Shakespeare como Sonho de uma noite de verão, Richard III, Rei Lear e Macbeth, deram as boas vindas ao público de Londres, com atuações formidáveis de Homolka, fazendo-o um astro dos palcos chegando a atuar com Flora Robson.

Primeiros filmes

Seus primeiros filmes foram Die Abenteuer eines Zehnmarkscheines (The Adventures of a Ten Mark Note, 1926), Hokuspokus (Hocuspocus, 1930), and Dreyfus (The Dreyfus Case, 1930), Zwischen Nacht und Morgen (Between Night and Morning, 1930), Geheimdienst (Intelligence, 1931), Junge Liebe (Young Love, 1931), and Nachtkolonne (Night Column, 1932). Fez um total de 30 filmes no período do cinema mudo, na Alemanha. Com o fim do nazismo, mudou-se definitivamente para Londres, onde fez fimes como Rhodes, Empirer Builder (com Walter Houston) e Everything Is Thunder, com Constance Bennett, isso em 1936.

Sua entrada no Reino Unido abriu as portas para outros atores austriacos, especificamente de Viena, tanto para Europa quanto para os Estados Unidos. Ainda em 1936, ele atuou ao lado de Sylvia Sidney - com direção de Alfred Hitchcock, no triller Sabotagem. Após interpretar o vilão, ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Lembrando Mamãe, 1948. Trabalharia com Ingrid Bergman em Rage in Heaven, com Marilyn Monroe in The Seven Year Itch, com Ronald Reagan in Prisoner of War (Prisioneiros de Guerra) e Catharine Hepburn em The Madwoman of Chaillot.

Retorna para Inglaterra em 1960, e interpreta Stok, um coronel da soviético da KGB, em Funeral em Berlim (1956), Um Bilhão de Dólares ( 1957), com Michael Caine. Seu último filme foi com Blake Edwards, Tamarind Seed, em 1974. Na televisão, apenas alguns epísodios de Alfred Hitchcock entre 1957 e 1960 exemplo Presents. Foi condecorado em 1967, com a medalha de Ouro Deutscher Filmpreis, por sua grande contribuição ao cinema alemão entre outros prêmios.

Vida pessoal

Sua primeira esposa foi Greta Mosheim, uma atriz hungara, com quem ficou casado de 1928 a 1937. Seu segundo casamento acontece com a Baronesa Vally Hatvany, vindo ela a morrer quatro meses após casamento (final de 1938), e também era atriz. Casou-se em 1939, com a socialite Florence Meyer (1911–1962), irmã do dono do jornal The Washington Post.

Oskar e Florence tiveram dois filhos: Vincent e Laurence. Sua última investida matrimonial foi com uma mulher chamada Joan Tetzel', morta em 1977. O ator morreu em 27 de janeiro de 1978, anos 79 anos, de pneumonia em Sussex, Inglaterra, onde morava desde 1966. Oskar e Tetzel estão enterrados no cemitério Christ Church Churchyard, Fairwarp, oeste de Sussex. Seus monumentos constantemente são deixados máscaras de teatro. (Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde).

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