Páginas

quarta-feira, maio 01, 2013

Chris-pin Martin: ou Ysabel Ponciano

Figura tipicamente cucaracha foi o mais indeciso ator na escolha de um nome artístico. Isso não impediu de trabalhar em uma centena western

Nascido Ysabel Ponciano Chris-Pin Martin Paiz, em Tucson, Arizona, era meio norte-americano e meio mexicano. Seu nome artístico foi sempre um embrólio, uma verdadeira salada de frutas. Tem muitos filmes creditados como Chris-Pin Martin, como Chris King Martin, Chris Martin e Crispin Martini.

Ator cômico de riso fácil, bonachão e palavras lentas. Apesar de ter sua metade norte-americana, seu inglês era 'quebrado' precário. Atuou em mais de 100 filmes entre os anos de 1925 a 1953.

Em sua maioria bangue-bangue como Gordito, Pancho e em nove versões sobre Cisco Kid. Sua carreira começou aos 29 anos, ele tinha pressa para deixar sua marca na telona pois havia sido detectado um 'sopro' no coração. Chris-Pin se natabilizou em filmes ao lado de atores como Cesar Romero sobre Cisco Kid, Pancho nos anos 30.

Em 1930 fez 'Billy the Kid' e em 1940 "A Marca do Zorro" ( The Mark of Zorro). No ano de 1943 filmou 'O incidente em Ox-Bow', 'O fugitivo, 1947', e 'Mexican Hayride', de 1948, e Bandido Romântico. O ator morreu de ataque cardíaco aos 59 anos, em Montebello, Califórnia, 27 de junho de 1953. Está enterrado no túmulo de sua mãe Florência (1871 + 1932), no Odd Fellows Cemitério, no Whittier Boulevard, em Los Angeles, USA.

Nenhum comentário: