Foram quatro meses de espera e muitas idas e vindas para falar com o zelador do prédio, responsável pelas chaves do Cine Comodoro e, emfim, um não.
Com tela em 70mm e poltronas em tom avermelhado (grená talvez) o Comodoro viveu décadas gloriosos mas teve o mesmo fim que os outros cinemas de rua, o abandono.O Cine Comodoro veio com o intuito de oferecer uma diversão com ares modernistas. O novo sistema de 'exibir' filmes precisava chegar ao Brasil. Para isso um dos grandes nomes do cinema nacional, Paulo Sá Pinto, tomou as rédeas do assunto e tratou de trazer a novidade tecnológica para a capital paulistana e depois outras capitais do país. Foi um evento de grandes proporções não somente para os cinéfilos mas também para à cidade.
Portanto, no dia 15 de agosto de 1959 entraria em funcionamento a primeira sala de cinema com a tecnologia CINERAMA em 70 mm. Localizado à Avenida São João, número 1.230, lançou no Brasil a projeção com a exibição em grandes formatos horizontais, gerava imagens para envolver o espectador proporcionando uma sensação mais próxima da visão real. "De súbito a tela se amplia e o impacto é impressionante, poderoso", disse Fausto Visconde ao comentar sobre o cinema fechado em 1997. Na tela côncava, aparecia um parque de diversões norte-americano, e nele a mais famosa montanha russa do mundo, a de Rockaway Beach. A imensidão da tela e a vertigem das quedas nos trilhos, provocava alguns gritos, mais especificamente no público feminino. Isto é cinerama baby.
Situação atual
Ou a sala não caiu nas graças de algumas das famigeradas igrejas evangélicas ou então o proprietário não tem a mínima vontade de que seja locada. Ao perceber o abandono pelo lado de fora pode-se imaginar seu interior. A fachada onde o nome "COMODORO" aparecia imponente aos olhos dos paulistanos, atualmente exibe apenas pichações. Sua vasta entrada com portas com entalhes e relevos cedem lugar a uma placa de madeirite protegida por um gradil de arames.
Descrições
Tela côncava com aproximadamente 20cm, potente cadeia de altifalantes, técnico de sincronização de som e de imagem e três projetores, um direto e dois cruzados.
MAIS
salas extintas em São Paulo e Brasil: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/fecha-cine-odeon-rj-1474046
Um comentário:
Valeu pela tentativa e esforço!!!
Como o cinema está sem teto devido ao incêndio, uma possibilidade é tentar fotografá-lo do alto de um edifício vizinho. É provável que seja possível ver o balcão do cinema do alto do prédio situado no n.º 355 da R. Barão de Campinas.
Uma pena não morar mais em SP, senão poderia tentar esta aventura.
Postar um comentário