Páginas

sábado, janeiro 12, 2019

Cine Olympia, o primeiro cinema do Brasil

O Cinema Olympia, o primeiro cinema do Brasil e, atualmente Espaço Municipal Cine Olympia, é uma sala de cinema, em atividade.

Em 2012 comemorou centenário com concerto e clássicos  "O Gordo e o Magro", "Os Três Patetas" e "Charles Chaplin".

Com a influência da arquitetura art déco e da belle époque, o Olympia foi inaugurado em 24 de abril de 1912 durante o governo de Antônio Lemos, pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatre. É Considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País, considerando que sempre esteve no mesmo lugar e não parou as suas atividades por muito tempo. 


Com inúmeras dificuldades econômicas e administrativas o Grupo Severiano Ribeiro, que o administrava, quase fecha as portas do cinema em 2006. Entretanto, atendendo os apelos da sociedade e artistas belenenses, a Prefeitura Municipal de Belém assinou um contrato de locação com o proprietário da casa sendo reaberto como espaço cultural a partir de então, que passou a ser gerido pela Fundação Cultural de Belém.



Atualmente, é palco de festivais e exibição de clássicos do cinema. Em agosto de 2015, aguardava a liberação de recursos para reforma e restauração, tendo o projeto sido aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e incluía reformas nas partes externa e interna, além da compra de som e projetores digitais.

Endereço: Av. Pres. Vargas, 918 - Campina, Belém - PA, 66017-000
Telefone: (91) 3230-5380

Nenhum comentário: