Páginas

sábado, novembro 14, 2009

Carmen Santos – atriz e produtora


Atuando em ’Favela dos Meus Amores‘ ela conquistou o público. Mas o seu maior projeto Inconfidência Mineira virou cinzas.

Atriz, produtora e cineasta brasileira de origem portuguesa nascida em Vila Flor, em 1904, veio para o Rio quando criança e estreou no filme Urutau [1919], que não chegou a ser exibido comercialmente. Atuou em vários filmes na década de 20, mas logo tomou gosto pela produção, e em Sangue mineiro, de Humberto Mauro, foi produtora e atriz. Carmen foi figura central na consolidação do cinema brasileiro, tendo fundado em 1933 a Brasil Vita Filmes, que produziu documentários e longas-metragens de ficção. Entre seus filmes mais aplaudidos está “Favela dos Meus Amores” [1935], Cidade Mulher [1936] e Argila [1940], todos dirigidos por Humberto Mauro, seu marido.

Seu projeto mais ambicioso foi o filme Inconfidência Mineira [1948], no qual trabalhou desde 1936 como produtora, roteirista, diretora e atriz. No final dos anos 1950, um incêndio na empresa Brasil Vita Filmes tornaria os originais de Inconfidência Mineira apenas cinza. Carmen Santos faleceu no Rio de Janeiro em 1952.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho lido muito sobre Carmen Santos, personagem digna de ser roteirizada e filmada!

Anônimo disse...

Tenho lido (pesquisado) sobre Carmen Santos. Creio que seja digna de ser roteirizada e filmada!