Páginas

sábado, dezembro 21, 2013

Ernest Borgnine: exclusivo

Astro de Hollywood Ernest Borgnine em fotos raras reveladas por Agência FM mostra que artista é no palco ou na tela, e não dentro de casa, onde ele mesmo serve os convidados.


Acostumado a interpretar caubóis, militares e durões, Borgnine era uma figura carinhosa e apegada as tradições segundo amigos mais proximos exemplo Charles Durning. Depois de sua morte, em 2012, a AgênciaFM teve acesso algumas fotos raras do arquivo pessoal do ator ( natal 2008), onde ele serve chocolate na noite de natal aos seus familiares e amigos. Descontraído, Ernest Borgnine aproveita a data como ninguém. Parece estar muito feliz este bardo do cinema norte-americano. AgênciaFM agradece Charles Durning (outro astro de Hollywood) em memória.

Breve biografia

Nascido Ermes Effron Borgnino, adotou o nome artístico de Ernest Borgnine. Filho de imigrantes de Módena, Itália, ele naseu em Hamden (USA), em 24 de janeiro de 1917. Borgnine atuou no cinema teatro e televisão em idade já avançada.

Após servir por dez anos na Marinha norte-ameriana, tendo partiipado da II Guerra Mundial, Borgnine entrou para esola de teatro Randall Shool of Drama, oneituada em Connectiut. Sua estreia aconteeu na Broadway no ano de 1949, aos 32 anos. Seu papel na peça "Harvey", onde interpretava um enfermeiro, não era nada animador. Já no ano de 1953, vivendo em Los Angeles, ganhou seu papel importante. Seu rosto rude, o levou ao seu primeiro papel importante ao interpretar um boxeador, o sangrento Fatso Judson, em um Passo da Eternidade, ao lado de estrelas exemplo Deborah Kerr e Burt Lancaster e Frank Sinatra.
No ano de 1955, Borgnine ganharia respeito e fama mundial além do prêmio máximo, o Oscar,  por sua atuação como o solitário açougueiro Marty Piletti. Foi o filme de maior suesso naquele ano pois veneu Palma de Ouro do Festival de annes, França.

A popularidade e o sucesso conseguidos aumentariam nas décadas seguintes, em filmes como Os Vikings, O Voo da Fenix e o lendário western Meu ódio Será Sua Herança. Seguiram outros sucessos exemplo O imperador do Pólo Norte. Borgnine interpretou um policial apaixonado na primeira versão de O Destino do Poseidon, 1972, ao lado de Gene Hakman, Sally Winters e Red Buttons.

Ernest Borgnine também teve passagem muito representativa na televisão. Melhor, foi  um astro da TV norte-americana nos anos 60, também. Borgnine estrelou a popular série cômica McHale's Navy, onde interpretava algo bem familiar, um marinheiro. Pela série ele recebeu uma indicação ao prêmio Emmy de melhor ator de comédia.

Borgnine, além de maçom, onde fora iniciado bem jovem, tinha outra paixão, as mulheres, este era seu lado italiano. Foi casado por cinco vezes, sendo que duas delas com atrizes deslumbrantes: Katy Jurado e Ethel Merman, sendo que, este último durou um mês apenas.  Nos anos 2007 ele já estava em fase de aposentadoria, então, emprestou sua voz para alguma coisa boba por exemplo Bob Esponja. Neste mesmo ano recebeu uma espécie de homenagem na famosa série The Simpsons, sendo ele mesmo Ernest Borgnine.  Com uma carreira de 50 anos, e mais de cem filmes onde desempenhou papéis prinipais e coadjuvantes, foi agraciado com uma estrela na alçada da Fama, em Hollywood. O ator faleceu em Los Angeles, no dia 8 de julho de 2012. (Francisco Martins -  republicação somente sob autorização>( agenciafm@gmail.com ) 
:

Nenhum comentário: