Páginas

quinta-feira, março 05, 2015

Cão Totó, um sucesso de Hollywood

Quando se diz que a Metro Goldwyn Mayer tem mais estrelas na terra do que no céu, também os astros como o cão Terry, não podem ficar d fora da constelação.



Sua vida profissional começou quando tinha por volta de 5 anos de idade em vídeos caseiros e propaganda local feitas por seu dono, o cineasta Carl Spitz. A  carreira iniciaria em 1936, no filme "Fury" ele interpretou Rainbow, atuando ao lado do gigante das telas Spencer Tracy. A partir dai o cão da raça Cairn Terrier, passou de simples cachorro rural para 'figura' da alta sociedade e a gosar dos previlégios e dos holofotes hollywoodianos. 

Cão tímido, precisou de muita dedicação entrar no elenco de OZ. No ano de 1938 (O Mágico de OZ iniciou em 2 de agosto de 38 finalizado em janeiro de 1939) fora treinado para sua maior performance no papel de Totó, em "O Mágico de OZ", que mudaria sua vida. Contracenando com elenco estelar exemplo Ray Bolger, Charley Grapewin, Billiy Burke mas, principalmente com Judy Garland, o cão passou a se chamar artisticamente de Totó. Porém, uma vez estrela, estrela sempre será. Assim, reencontraria alguns colegas de OZ em outras filmagens. 

Frank Morgan teria ficado muito emocionado quando viu no script que contracenaria outra vez com o cãozinho. O reencontro profissional deu-se em um grande sucesso de bilheteria "Boêmios Errantes", de 1942. Já sofrendo com a alta idade, o dono e agente do cão, Carl Spitz, lhe concedeu uma aposentadoria, assim, Totó apareceria esporadicamente em avant-premier. O cão-estrela veio a falecer em San Fernando Valley (USA) em agosto de 1944. (Francisco Martins). 

Nenhum comentário: