Páginas

terça-feira, maio 24, 2016

Filme marco na liberdade feminina "Thelma & Louise" completa 25 anos


Duas atrizes em estado de graça, Susan Sarandon e Geena Davis, um diretor lendário, Ridley Scott, e um roteiro memorável da estreante Callie Khouri, tiveram como resultado o incentivo à liberdade feminina de "Thelma & Louise", que completa 25 anos nesta terça-feira,24.

Considerado um clássico apesar da forte polêmica gerada na estreia, principalmente pelo modo como as protagonistas respondem à violência masculina com armas de fogo, o filme recebeu seis indicações ao Oscar, mas levou só o de melhor roteiro.

"Para todos aqueles que queriam ver um final feliz em 'Thelma & Louise', para mim, é isto", disse Khouri sobre o palco ao receber a estatueta dourada.

Passados 25 anos, as atrizes, que se autoproclamaram como autoras da primeira grande selfie do cinema, revelaram que aquele final surpreendente esteve muito perto de não acontecer. O filme também é marcado pela "descoberta" de Brad Pitt, no papel de um sensual ladrão, e por criar uma onda de feminismo em Hollywood que, segundo as atrizes, não se traduziu em melhorias dentro da indústria.

Para Susan Sarandon, a esperança é que pelo menos a mensagem do filme contra a violência às mulheres tenha perdurado. A atriz deu as caras no Festival de Cannes neste ano, e disse que a mudança no cinema "pode ocorrer da noite para o dia".

Nenhum comentário: