Páginas

quinta-feira, novembro 03, 2016

Alguns cinemas de Indaiatuba, interior paulista

O cinema chegou à cidade de Indaiatuba por volta de 1910, trazido por Domingos Gazignatto  cujo cinema foi chamado de Cine "Progredior", onde atualmente é uma agência Bradesco. 
Cine Santo Antônio
.
.
Na época não havia luz elétrica, o cinema possuía um gerador a óleo para iluminação do ambiente e projeção dos filmes, que funcionava com ajuda manual (feita por trás da tela, que permanecia sempre umedecida). Os filmes eram mudos. Um grupo de músicos acompanhava as diversas cenas dos filmes. Posteriormente, a sala foi usada também para teatro, passando a chamar Cine Teatro Íris.
.
No mesmo período instalou-se do outro lado da Praça Prudente de Moraes, na Rua 15 de Novembro, o segundo da cidade, com o nome de 
Cine Recreio, propriedade de Miguel João e que era administrado por seus filhos José e Maria.
.
Diante da concorrência criada entre os dois cinemas, Domingos Gazignatto encerrou as atividades de sua casa de espetáculos, vendendo os equipamentos para um grupo de pessoas: Luiz Laurenciano, Ernesto Laurenciano, Alziro Pires de Camargo (Miloca), Família Lizoni e Francisco Carlos Bento (Chico sapateiro). Surgiu assim o terceiro cinema, ou seja, o 
Cine Teatro Internacional no local onde atualmente é a lanchonete Pastelão (2), provavelmente entre os anos de 1918 e 1920. Após estes três pioneiros, outros cinemas foram instalados em Indaiatuba: Cine República, de José Godoy; Cine Indaiatuba, do Sr. Almeida; Cine Variedades, da Empresa A. Marcondes.
.
.No ano de 1939 foi inaugurado o Cine Santo Antonio, sucessor do Cine Guarani, de propriedade do padre-vigário Vicente de Paula Rizzo, que posteriormente foi adquirido pela Empresa Magnusson & Amaral (Christiano Magnusson – Lauro Magnusson – Odilon Amaral) em Dezembro de 1943, que manteve o nome de Cine Santo Antonio. A empresa construiu o primeiro prédio exclusivo para cinema e em 27 de Janeiro de 1945 inaugurava com toda pompa, o Cine Teatro Rex (localizado onde atualmente está o estacionamento do Banco Bradesco).

Em 1955, durante uma reforma pela qual passou o prédio do Rex, interrompendo temporariamente suas funções, surgiu na cidade o Cine Candelária, na Rua Candelária, nos fundos do conhecido Bar do Mome, de Jerônymo Perucci, com exibições de filmes em 16 mm., cujo proprietário era o Geraldo Ferreira, um aposentado da Estrada de Ferro Sorocabana. Despois, esse cinema mudou de endereço, instalou-se à  Rua 11 de Junho esquina com a Rua 5 de Julho, mas não progrediu, logo  e fechou.  Reformado, o Cine Teatro Rex voltou a funcionar em 22 de Setembro de 1956, encerrando suas atividades em 25 de Novembro de 1979. Fora reformado, mas, em  24 de Agosto de 1966 sofreu um incêndio, ficando parado por 280 dias, sendo reconstruído e reinaugurado em 31 de Maio de 1967. Encerrou suas atividades em 1º. de Fevereiro de 1989.
.
Em 29 de Setembro de 1993, com a inauguração do Shopping Center Indaiatuba, a cidade ganhava oCine Topázio, sala com 160 lugares, propriedade da Lui Cinematográfica Ltda. (Família Lui). Em 2001 as instalações foram ampliadas para 4 novas salas no piso superior do mesmo Shopping, sendo inauguradas em 23 de Novembro de 2001 as salas 1 e 2 e em 30 de Novembro de 2001 as salas 3 e 4, no moderno conceito multiplex. Consequentemente, a primeira (antiga) sala do Cine Topázio, no piso inferior, foi fechada.
.
Em 29 de Dezembro de 1998 foi implantado na cidade, o 
Cine Center, propriedade da Lui Cinematográfica Ltda., no Shopping Center Jeans, Jardim Morada do Sol, permanecendo aberto até 26 de Janeiro de 2004.

Nenhum comentário: