Páginas

quinta-feira, agosto 31, 2006

Morre Glenn Ford


O ator foi encontrado morto em sua residência, em Beverly Hills - Los Angeles

Ele nasceu em Quebec, Canadá, em 1º de maio de 1916 como Gwyllyn Samuel Newton Ford. Foram vários os papéis representados Glenn Ford, canadense, mas o sucesso do filmes "Gilda" , onde atuou ao lado de Rita Hayworth, deu-lhe fama mundial. Depois, "Os Corruptos". O ator [ator mesmo] morreu na quarta-feira em sua mansão em Beverly Hills,aos 90 anos, informou o Departamento da Polícia de Beverly Hills disse em um comunicado que "os paramédicos foram chamados à casa de Ford durante a tarde e encontraram o ator morto". Ainda não se sabia a causa da morte. Foram cinco os filmes estrelados por ele,.somente ao lado de Hayworth, ganhou com facilidade o coração das mulheres e dos amantes do cinema. Ford não se encaixava muito bem no perfil escravo hollywoodiano, talvez por isso muitos críticos tenham torcido nariz ao astro. Ele representava um tipo de ator independente. Apareceu em mais de 200 filmes, foi um dos mais constantes na telona. Afastado das câmeras, levava uma vida muito discreta, caseira. Estava programada uma aparição pública, em 15 anos, em uma homenagem aos seus 90 anos em Hollywood, há quatro meses passados, mas devido seu frágil estado de saúde não comparecer à festa. Colegas como, Debbie Reynolds e Martin Landau o elogiaram. Ele se casou quatro vezes. Deixou o filho Peter, de 61 anos, que também é ator.

Ator de faroeste

Embora tenha aparecido mais frequentemente em faroestes, Ford interpretou uma série de heróis e vilões. Sua carreira começou em 1939 e foi destacada ao participar do filme "Os Corruptos" (1953), do diretor Fritz Lang, no qual faz um policial que quer se vingar do assassinato da sua mulher. Também memorável foi sua participação em "Sementes de Violência" (1955), em que faz o papel de um professor, e em "Casa de Chá do Luar de Agosto" (1956), em que interpreta um soldado americano no Japão. Nos anos 60 também participa de alguns clássicos como "Cimarron" e, a partir de 70, passa a atuar mais em filmes para televisão, embora se destaque nas telonas como o contra-almirante Spruance em "Midway", junto a Charlton Heston, James Coburn, Henry Fonda e Robert Mitchum.

O começo

Em 1942, ele se juntou aos Marines e, depois da Segunda Guerra Mundial, estrelou seu primeiro filme de grande orçamento, o romântico "Gilda", com Hayworth, em 1946. O filme foi um sucesso e Bette Davis confirmou seu papel como protagonista ao escolhê-lo para contracenar no seu "Uma Vida Roubada", que estreou no mesmo ano. Ford trabalhou ao lado de Rita Hayworth novamente em "Os Amores de Carmen" (1948) e "Uma Viúva em Trinidad" (1958), e fez um de seus melhores vilões em "O Homem do Colorado" (1948). O ator nasceu em Quebec em 1o. de maio de 1916 e foi batizado Gwyllyn Ford. Aos sete anos, ele se mudou com a família para Santa Monica, Califórnia. [Francisco Martins]

Um comentário:

? disse...

olá!
achei seu blog muito legal, tem bastante informações interessantes sobre grandes ícones do cinema...
eu estou fazendo uma festa cujo tema é cinema e estou com problemas na decoração pois não sei como remeter ao cinema clássico...apreciaria muito se pudesse me dar alguma ajuda com imagens, idéias e sugestoes de elementos marcantes.
obrigada e parabéns!
abraço
Nina