Páginas

segunda-feira, outubro 18, 2010

Francisco Cuberos Neto

Corintiano, ator, anarquista Cuberos Neto morre e deixa lacuna na arte dramática brasileira.

Nascido em 1924, em São Paulo - capital, Descendente de espanhóis, foi criado na Vila Bertioga, muito cedo entrou em contato com ideologias libertárias. Entre suas ideias ele praticava quanto incentivava o voto nulo nas eleições para os cargos públicos no Brasil.
Entretanto, porém, o pleito era para decidir as questões internas no clube de coração, o Corinthians, do qual foi sócio por mais de 60 anos, tudo mudava de figura.




Instrução/Carreira
Cuberos concluiu o curso primário e, aos 12, foi trabalhar numa fábrica de calçados. Em sua
adolescência, criou um grupo de estudos junto com alguns primos e um de seus cinco irmãos, Jaime. A ideia era se aprofundar no pensamento de filósofos anarquistas e de lambuja paquerar umas meninas.

No começo da década de 50, foi convidado para ingressar no Centro de Cultura Social, onde fundou o Grupo de Teatro Operário. Então, conheceu Maria Martinez Jimenez, com quem foi viver após um primeiro casamento.

Cursou teatro em 1959, no Teatro de Arena, e estreou profissionalmente no ano seguinte na peça "Nega de Maloca".

Teve passagem por outras montagens como "A Semente" (1961), "O Comprador de Fazendas" (1970) e Gota D'água (1977-1978). Na televisão atuou em novelas da extintas TV's Excelsior e Tupi. Por segurança, ele sempre manteve uma loja de sapatos com a mulher e Jaime, seu irmão.

O ator morreu aos 86, em agosto de 2010, em São Paulo, decorrência de um pneumonia agravada pelo mal de Parkinson. Deixou três filhos. (Francisco Martins - em memória Fausto Visconde)

Nenhum comentário: