Martita Hunt nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 30 de janeiro de 1900. Seus primeiros dez anos de vida passou em Buenos Aires e depois foi morar em Londres com seus pais Alfredo e Marta Hunt.
Estudou no Queenwood Ladies' College, in Eastbourne - Londres, onde começou a se interessar em ser atriz, sob comando das duas damas chamadas Dame Genevieve Ward and Lady Benson.
Sua carreira teatral começou em Liverpool e sua primeira apresentação se deu no Stage Society, em Londres, em uma produção de Ernest Toller " The Machine Wreckers at the Kingsway Theatre, em maio de 1923. De 23 para 1929 despontou em várias peças entre as quais Principessa della Cercola in W. Somerset Maugham's.
Estudou no Queenwood Ladies' College, in Eastbourne - Londres, onde começou a se interessar em ser atriz, sob comando das duas damas chamadas Dame Genevieve Ward and Lady Benson.
Sua carreira teatral começou em Liverpool e sua primeira apresentação se deu no Stage Society, em Londres, em uma produção de Ernest Toller " The Machine Wreckers at the Kingsway Theatre, em maio de 1923. De 23 para 1929 despontou em várias peças entre as quais Principessa della Cercola in W. Somerset Maugham's.
Em 1924, ganhou um Globe, deposi foi Mrs. Linden na obra de Ibsen's, em A Doll's House (Casa de Bonecas), e atuou Playhouse, de 1925, no West End lodrino. Durante muito tempo engajada no teatro Q Theatre and the Arts Theatre, em 1926 fez uma ponta em texto de Chekhov no pequeno teatro Barnes, onde Victor Komisarjevsky tocou o tema Charlotta Ivanovna, no Campo de Cereja e Orquídeas e em Olga e as três irmãs.
Em setembro de 1929, ela estreou na Old Vic company, levada por Harcourt Williams, onde durante oito meses seguidos apresentou peças de Béline in Molière's The Imaginary Invalid, Queen Elizabeth in George Bernard Shaw's The Dark Lady of the Sonnets, and Lavinia in Shaw's Androcles and the Lion.
Entretanto, sua vida ficou marcada pelas interpretações nas obras de Shakespeare, onde foi a enfermeira de Romeu & Julieta, seguido por o Mercador de Veneza, Rei Ricardo II, foi Helena em A Midsummer Night's Dream, entre outros.
Com Sir John John Gielgud, interpretou Rosalind, Do Jeito que Você Gosta, foi Lady Macbeth em Macbeth, e rainha Gertrude, em Hamlet. Neste último trabalho receubeu as mais finas críticas dos mais ferrenhos profissionais. Também com Sir John Gielgoud, Richard Burton e Peter O'toole atuou no celebrado filme Becket.
Voltou a se apresentar no West End e no Old Vic, notadamente representou Edith Gunter in Dodie Smith's Autumn Crocus, peça lírica 1931, no Countess. Interpretou Liz Frobisher de John Van Druten's no Teatro Apollo, 1933, Theodora em Elmer Rice's Not for Children (Fortuna, 1935). Apresentou de Garcia Lorca, Bodas de Sangue com o título de Casamento de Sangue, no Teatro Savoy, 1939 entre outros.
Em setembro de 1929, ela estreou na Old Vic company, levada por Harcourt Williams, onde durante oito meses seguidos apresentou peças de Béline in Molière's The Imaginary Invalid, Queen Elizabeth in George Bernard Shaw's The Dark Lady of the Sonnets, and Lavinia in Shaw's Androcles and the Lion.
Entretanto, sua vida ficou marcada pelas interpretações nas obras de Shakespeare, onde foi a enfermeira de Romeu & Julieta, seguido por o Mercador de Veneza, Rei Ricardo II, foi Helena em A Midsummer Night's Dream, entre outros.
Com Sir John John Gielgud, interpretou Rosalind, Do Jeito que Você Gosta, foi Lady Macbeth em Macbeth, e rainha Gertrude, em Hamlet. Neste último trabalho receubeu as mais finas críticas dos mais ferrenhos profissionais. Também com Sir John Gielgoud, Richard Burton e Peter O'toole atuou no celebrado filme Becket.
Voltou a se apresentar no West End e no Old Vic, notadamente representou Edith Gunter in Dodie Smith's Autumn Crocus, peça lírica 1931, no Countess. Interpretou Liz Frobisher de John Van Druten's no Teatro Apollo, 1933, Theodora em Elmer Rice's Not for Children (Fortuna, 1935). Apresentou de Garcia Lorca, Bodas de Sangue com o título de Casamento de Sangue, no Teatro Savoy, 1939 entre outros.
Cinema
Sua carreira no cinema teve início como coadjuvante em filmes britânicos como Sob Rodas, (1932), Bom Dia Garotos, (1937), Barulho, (1939), e o Homem Vestindo Marron, de 1943.
The Wicked Lady, de 1945, foi sua primeira aparição de sucesso internacional, entretanto, seu próximo filme, com David Lean's, a Grande Experiência, de 1946, tornou-se o mais famoso de todos, como Miss Havisham.
Entre sua filmografia incluem-se ainda clássicos como Anna Karenina 1948), Minha irmã Eu (1948), A Pequena Bailarina (1948)O Fã, (1949), Folly to be Wise (1952), The March Hare (1956), Rainha Anastasia (1956), Três Homens em um Barco, (1956), The Admirable Crichton (1957), O Princépe e a Dançarina, (1957) The Brides of Dracula (1960), O Maravilhos Mundo dos Irmãos Grimm, (1962), Becket (1964), The Unsinkable Molly Brown (1964) Bunny Lake Is Missing (1965) e A Melhor Casa em Londres, (1969). Deixou como herdeiro nas artes cênicas o ator Gareth Hunt, seu sobrinho. A atriz morreu aos 69 anos, em 13 de junho de 1969, de bronquite asmática, em sua casa em Hampstead, Londres. (Fotos: 1- Martita, 2 Martita Hunt e Jean Simmons no filme Grandes Esperanças, de 1964 e 3 - em Bridges of Drácula ). (Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário