Páginas

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Carmen Violeta




Gaúcha de Santana do Livramento, RS - nasceu em 1908, e ainda jovem, veio para o Rio de Janeiro, onde teve início sua carreira artística através da dança e do canto lírico.



Em 1929, teve sua estréia no filme "Barro Humano" de Adhemar Gonzaga. Esse encontro marcaria para sempre a carreira da atriz, ao integrá-la à galeria de musas da Cinédia, estúdio que ele montara no Rio de Janeiro com o objetivo de realizar filmes com apelo popular, sem abrir mão da qualidade artística e técnica. Era uma difícil missão para qualquer um, mas não para Gonzaga.

Violeta, participou dos dois primeiros filmes da Cinédia, " Lábios Sem Beijos" 1930, de Humberto Mauro - e "Mulher" 1932-de Octávio Gabus Mendes. Foi muito elogiada sua atuação no filme " Mulher "que tinha uma temática bem ousada para a época, e torna-se um dos maiores sucessos do estúdio. Em 1932, Carmen Violeta volta a ser dirigida por Gabus Mendes em "Onde a Terra Acaba " [1933] seu último filme no cinema nacional. Sexta-feira, 10 de junho de 2005, o filme "Mulher" inaugurou o complexo Reserva Cultural, onde antes abrigava os cinemas Gazeta, Gazetinha e Gazetão, na avenida Paulista.

Nenhum comentário: