Páginas

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Rui Guerra

Nascido em Moçambique em 1931, Ruy Guerra estudou Cinema em Paris, onde se formou no início dos anos 1950, período já marcado pela efervescência cultural que antecipa o surgimento da Nouvelle Vague. Ainda na escola francesa, ele dirigiu seu primeiro curta-metragem, "Les Hommes et les autres", inspirado num romance do escritor Elio Vittorini.



Radicado no Brasil em 1958, o cineasta, que é também poeta e dramaturgo, foi  homenageado pela Cinemateca Brasileira, em mostra que exibe a trajetória deste que é um ícone do Cinema onde o público pode conferir "Os Cafajestes", longa que provocou escândalo nos anos 1960, ou apreciar "Os Fuzis", ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim de 1964, filme representativo do radicalismo político de esquerda reprimido pelo golpe militar.



Além de Os Cafajestes e Os Fuzis, a homenagem apresenta a "Ópera do Malandro", adaptação do clássico musical de Chico Buarque, "Kuarup", baseado no romance de Antonio Callado, e ainda "Estorvo e "O Veneno da madrugada", adaptados respectivamente de textos de Chico Buarque e Gabriel García Márquez.

Nenhum comentário: