Páginas

sexta-feira, junho 01, 2012

Rosana Podestà: bela e personalíssima


Dona de rara beleza ela desbancou candidatas como Ava Gardner e Liz Taylor ao papel de Helena de Tróia
Imagem tirada do DVD "Ulisses"





Nascida Carla Dora Mayor, em Tripoli, Itália (colônia líbia), em 25 de junho de 1934, faria sucesso no cinema com o pseudonimo de Rosana Podestá, uma das mais belas figuras do cinema internacional.





Imagem capturada do DVD "Ulisses"
Sua carreira de atriz teve início aos 16 anos, descoberta pelo diretor Leonid Moguy, durante praparação do filme "Amanhã é outro dia". Na década de 1960, obrigatoriamente foi capas das grandes revistas europeias e norte-americanas. Com um físico forte, personalidade à flor da pele, lhe fez interpretar vários papéis de rainhas, moças nobres exemplo sua personagem de Ulisses (1954) Náusica, filme dirigido Mário Camerini.


Imagem do DVD "Ulisses"

Em 1956 ela chegou às mãos de Robert Wise onde interpretaria Helena de Tróia, uma das maiores produções épicas de todos os tempos. Para fazer este papel ela teve de concorrer com mulheres lindas como Ava Gardner, Lana Turner e Liz Taylor, que foram desbancadas por PODESTÁ. Este papel deu-lhe fama internacional na telona.



Cansada de interpretar mulheres fortes e nobres, atacou de femme fatale em algumas produções exemplo Sodoma e Gomorra (1961), Sete homens de ouro (1965). Atuou em várias comédias eróticas mostrando-se uma atriz versátil exemplo "Paulo, o cantor", O padre casado, e Ave migratória. Nos anos 80, com idade bem avançada, Rosana Podestá posou para a revista playboy italiana, e seu longa metragem mais recente data de 1985 "Segredos", de Giuseppe Bertolucci. Atua no cinema desde 1951, fez um total de 20 filmes, e foi casada com o diretor e produtor de cinema Marco Vicario.

.

Nenhum comentário: