Páginas

terça-feira, janeiro 22, 2013

Morre Lídia Mattos, atriz

Sua atuação no filme "Eu não conhecia tururú" da maior estrela brasileira na Europa, Florinda Bolkan, rendeu-lhe prêmio.

A atriz carioca Lídia Mattos começou a carreira na década de 1940. Trabalhou no teatro, no cinema e na televisão. Ela Morreu nesta terça-feira, 22, aos 88 anos. A atriz teve uma embolia pulmonar durante a madrugada, no Rio. Ela estava internada no Hospital Espanhol, no Centro do Rio, onde sofreu uma trombose na perna, segundo a família.

A atuação no filme "Eu não conhecia tururú" lhe deu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Gramado, no ano 2000. Lídia Mattos teve quatro filhos e sete netos, entre eles a também atriz Vanessa Lóes a a cineasta Dilma Lóes –, sete netos e três bisnetos.

A atriz, que começou a carreira na década de 40 e estudou canto com o compositor Heitor Villa-Lobos, trabalhou em novelas de sucesso como "Assim na Terra Como no Céu", de Dias Gomes, que foi ao ar na TV Globo em 1970."A próxima vítima" (1995), "O bem-amado" (1973) e "Selva de pedra" (1972).

Antes, trabalhou na Rádio Cruzeiro do Sul e na Rádio Nacional. Na Rádio Mayrink Veiga, conheceu o ator e apresentador Urbano Lóes, com quem se casaria. Em 1953, ela foi para a TV Tupi, onde apresentou a gincana "Teletestes Lutz Ferrando".

Nenhum comentário: