Páginas

quarta-feira, março 27, 2013

Franciska Gaal: atriz e cantora hungara


Quando foi convocada por Cecil B. de Mille para Hollywood ela já era famosa como cantora em toda Europa central. Então, caiu nos braços de alguns dos maiores galãs exemplo Franchote Tone e Fredric March. 

Franciska Gaal nasceu em 1 de fevereiro de 1909, era uma atriz hungara originária de Budapeste. Atuou inicialmente em cabarés e depois no cinema, principalmente nos filmes da MGM. Foi descoberta por Joe Pasternak como cantora de música popular com performances nos cabarés na região central da Europa nos anos 20 e 30. Depois apareceu em filmes hungaros, alemães e da Áustria. Tendo atuado em duas películas sob direção do renomado Henry Kostner. 

Fanny Zilveritch, nome verdadeiro, mudaria para Franciska Gaal ao chegar em Hollywood, como estrela de um dos melhores diretores de todos os tempos, Cecil B. de Mille, no épico The Buccaneer tendo como par Fredric Marc. Em 1932 filmou Paprika e em 1935 Litle Mother. Em 1938 protagonizou a comédia The Girl Downstairs( Três horas de amor), com Franchote Tone, e em 1939, co-estrelou ao lado de Bing Crosby o musical Paris Honeymoon. 

Com o advento da Segunda Guerra Mundial ela retorna para Budapeste para cuidar de sua mãe vítima de derrame cerebral. Em 1946, volta na película Renee XIV, inacabado, e em 1951 vai para a Broadway  substituir a atriz Eva Gabor em The Happy Time. A atriz morreu em Nova Iorque, no dia 2 de janeiro de 1973. 

Nenhum comentário: