Bava
revelou muitos nomes em seus filmes de terror entre os quais a atriz
inglesa Bárbara Stele, a rainha do cinema de terror. Mas, dirigiu
Christopher Lee e Boris Karloff.
Nascido
em San Remo, Itália, em 1914, Mário Bava foi o maior cineasta do
gênero terror em seu país. Ele viria a influenciar diretores do
porte de Martins Scorsese e Dario Argento. Mário iniciou sua
carreira apreciando o trabalho de seu pai, um grande cinematógrafo.
Primeiro atuou como assistente de Eugênio Bava (seu pai). Adquiriru
grande conhecimento de lentes e iluminação, então, passou a atuar
como diretor em várias produções.
No
ano de 1960 Bava colaborou com Riccardo Fredda em "Os Vampiros",
o primeiro filme de terror italiano falado. Neste filme ele
participou como cinegarfista e responsável pelos efeitos especiais.
A produtora tentou apressar o cineasta Fredda, que abandonou o
projeto. Então, o produtor deu a Mário Bava dose dias para
finalizar a produção, entretanto ele precisou apenas de dois dias
para findá-la.
No
ano de 1959, Fredda desistiu de dirigir "Caltiki, o monstro
imortal". Então, Bava contratado para cuidar fotografia da
película, assumiu à direção. Já aos 46 anos, Bava tinha
acumulado muita experiência. Então, dirigiu seu primeiro filme pra
valer " A mascara de Satã", em 1960, um sucesso
instantaneo pois apontava o delírio visual de Bava. A partir dai foi
um exito de público e bilheteria atrás do outro: Hércules no
centro da terra", 1961 e "Olhos Diabólicos", de 1962
consagraram o diretor italiano. Sua produção "Black Sabbath,
1963, que teria influenciado na escolha do nome da famosa banda
inglesa.
Os
três filmes seguintes mostram um Mário Bava no auge de seu poder
criativo. "As três mascaras do terror" (Black Sabbath), de
1963, estrelado pelo maior ator do gênero - Boris Karloff, que
sempre citou Bava como seu diretor favorito. Já nas películas 'Lá
Frusta ''e Il Copro', ambos de 1963, ele convidou outro monstro
sagrado, Christopher Lee. Em Sei Donne per l'Assassino", o
diretor traz a tona um estilo mais delirante ainda: repleto de
sadismo, nudez e cores vibrantes.
Seus
melhores trabalhos logo surgiriam exemplo "O palneta dos
vampiros", 1965, Mata, Bêbe, Mata - de 1966, Perigo Diabolik,
1968, Banho de Sangue, de 1971, Lisa e o Diabo, de 1973. E com "Cani
Arrabbiati", 1973, Mário Bava provava ser o maior produtor
italiano do estilo, terror, ao longo de mais d 40 filmes na carreira.
Em
sua homenagem a London Filmes está relançando algumas de suas obras
cinematográficas entre as quais "Black Sunday", 1960
baseada no conto de Nicolai Gogol, Vyi, e Black Sabbath", 1963,
na versão italiana, sem cortes , com os três contos ( O telefone -
O Wurdulak e O pingo D'água) entre outras. O cineasta nasceu em 30
de julho de 1914 e faleceu em 25 de abril de 1980, em sua cidade
natal, San Remo. (Francisco Martins - em memória de Fausto
Visconde).
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