"Dona Violante Miranda" tem como pano de fundo a prostituição. Começa na São Paulo dos anos 40, nas ruas Senador Feijó, Líbero Badaró e na Amador Bueno, onde Violante deixa de ser prostituta e abre sua própria casa de facilidades sexuais. Com a idade e a adoção de uma criança, ela retorna para sua terra natal, Bragolandia, onde morre e recebe todas as homenagens políticas e sociais.
Comédia adaptada no texto de Abílio Pereira de Almeida e dirigida pelo mestre Fernando de Barros, traz Dercy Gonçalves encabeçando um elenco de astros e estrelas nacionais, entre as quais CÉLIA COUTINHO, que co-estrela em dois papéis (Rosita e Filhinha), Odeta Lara, MARINA FREIRE, Mauro Mendonça, Fernando Balleroni entre outros.
Humana, dramática e cômica "Dona Violante Miranda', é dotada de características marcantes além de muito engraçada. É neste filme que a desbocada comediante firma-se no cenário nacional de uma vez por todas. Célia Coutinho faz par romântico com Celso Farias, enquanto a belíssima Odete Lara, também está em papéis duplicados onde interpreta Josette (do basfond) uma paulistana de outrora, para se transformar em Madame Strogonoff.
Célia Coutinho, cena do filme |
O núcleo de política no filme cabe a Mauro Mendonça que, interpreta o primeiro político da cidade de Bragolandia, cidade interiorana. Apesar de politiqueiro, o personagem de Mendonça é um grande pai de família, um conservador, que defende o Coronel Firmino, um decadente aristocrata rural.
Marina Freire (Boneca), Elísio de Albuquerque (Polidoro) são fiéis companheiros de Dona Violante, este trio é responsável pelos melhores momentos do filme, que mostra o conflito de uma mulher de má vida pregressa (Violante) que tenta se redimir através do trabalho e do amor. Ou seja, enfrenta seu drama moral e material perante a aristocracia quase falida. Tudo isso levado à telona de forma bem espirituosa, onde Dercy Gonçalves empresta o seu tempero, buscando dar à história um um proveitoso lado social. (Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde).
"Dona Violante Miranda' tem direção de Oswaldo Massaini; foi produzido nos estúdios da Cia. Vera Cruz Cinematográfica, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, e produzido por Abílio Pereira de Almeida e Oswaldo Massaini. (Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde).
Características do DVD
Duração: 75 minutos
Gênero: comédia
Censura: livre
Áudio: Mono P&B
Nenhum comentário:
Postar um comentário