Mais antigo da cidade, o cinema que fará 90 anos em 2016, fechou por tempo indeterminado
Rio de Janeiro perdeu dois de seus 14 cinemas de rua. O mais antigo da cidade, o Cine Odeon, que fará 90 anos em 2016, fechou por tempo indeterminado. O Odeon é o último remanescente do período áureo da Cinelândia, praça localizada no centro do Rio, que ganhou este nome nos anos 1920 por causa da grande concentração de cinemas.
Segundo o Grupo Estação, do Odeon, o fechamento é para obras de infraestrutura, nos sistemas de esgoto e de ar-condicionado, e outras intervenções mais amplas. Porém, não há previsão para reabertura, uma vez que não tem dinheiro para recuperação.
A Cinelândia foi projetada para ser a nossa "Times Square brasileira". O Odeon é palco dos lançamentos de filmes nacionais durante o Festival de Cinema do Rio e sofre há um ano com protestos populares, alguns deles com embate entre manifestantes e policiais. Na edição do festival de 2013, sessões tiveram de ser transferidas para cinemas da zona sul, por causa de tumultos.
Pelas redes sociais, o secretário de Cultura demonstrou interesse em interceder pelos dois cinemas: "O fechamento dos cinemas de rua Odeon e Leblon, este último fundado em 1950. O Cine Leblon, a única sala de cinema de rua no bairro mais caro do Rio de Janeiro, está também com os dias contados. O secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, mostrou-se interessado e disse que quer salvar as salas. (Equipe AgênciaFM).
OUTRAS SALAS
Brasileiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário