Páginas

quarta-feira, julho 30, 2014

Morre aos 90 anos Robert L. Drew, pioneiro do cinema vérité

Morre o premiado cineasta norte-americano Robert L. Drew, o pioneiro do estilo documentário cinema vérité, nesta quarta-feira,30, em Sharon, Connecticut, aos 90 anos, informou sua família


NOVA IORQUE  -  Robert Drew, fez mais de 100 filmes sobre questões políticas e sociais e artes durante uma carreira que durou mais de cinco décadas. Ainda segundo sua filha o diretor morreu pacificamente cercado por filhos e amigos. "Ele estava debilitado há algum tempo e não foi completamente inesperado", disse seu filho, Thatcher Drew.

Ex-correspondente e editor da revista Life e piloto de caça durante a Segunda Guerra Mundial,  Drew ajudou a desenvolver o cinema vérité, um tipo de observação direta, em filmagens que captam a realidade.

Ele também fundou a empresa de documentários Drew Associates no início dos anos 1960. Muitos de seus filmes foram exibidos na televisão e em festivais internacionais de cinema.

Junto com suas técnicas de direção inovadoras, Drew também desenvolveu câmeras leves. Seu filme "Primary", que seguiu John F. Kenney e Hubert Humphrey durante as primárias presidenciais de 1960, foi o primeiro em que foi utilizada uma câmera cinematográfica 'sync-som'.

Seus filmes mais conhecidos incluem "The Chair", sobre um criminoso que encontra redenção, e "Faces of November", um curta sobre o funeral de Kennedy após seu assassinato em 1963, que ganhou um prêmio no Festival de Veneza.

O diretor Drew também ganhou um Emmy em 1969 pelo documentário de ballet "Man Who Dances". Drew deixa três filhos e três netos. Sua mulher, Anne, parceira também no cinema, morreu em 2012.

Nenhum comentário: