Páginas

quinta-feira, abril 07, 2016

Clenira Michel: atriz e redatora

Clenira Michel atuou como atriz e redatora por quase trinta anos consecutivos. 

Nascida em Porto Alegre, RS, iniciou sua carreira em São Paulo, como locutora e redatora na Rádio América, à época,  na esquina da rua Consolação com a Av. São Luiz. Depois ela passou a escrever para o jornal “A Época” e ainda tornou-se funcionária da Light, atual  Eletropaulo. Clenira Michel era dona de uma voz grave com inclinação ao  humorismo onde não só atuava como atriz, mas também como redatora. Suas crônicas do dia-a-dia eram demasiadamente engraçadas. 

Embora naquela época os artistas da TV Tupi não se confraternizassem com os colegas de outra emissora, Nira e Pagano Sobrinho da Record eram os únicos que mantinham amizade e frequentemente estavam juntos. Aliás, chegaram a contracenar como marido e mulher no filme "O Homem das Encrencas" de 1965 dirigido pelo Geraldo Vietri. 

Nira, como era chamada, participou de  programas semanais exemplo “TV de Comédia” e “TV de Vanguarda” e também de novelas como como "Sheik de Ipanema", "O Machão" ,"Rosa-dos-Ventos", "Vitória Bonelli", "Simplesmente Maria", "A Gordinha", "João Juca Jr.", "Antônio Maria", "Meu Filho, Minha Vida", "Yoshico, Um Poema de Amor", "Calúnia", "O Mestiço" e "O Direito de Nascer". Aparentemente, cansou da vida artística, então, passou a trabalhar com ao artesanato. A atriz faleceu em 2014 com 85. (Foto: cortesia João Carlos Telles). 

Nenhum comentário: