Páginas

sexta-feira, março 31, 2017

O gabinete do Dr. Caligari

MIS \ SP apresenta "O gabinete do Dr. Caligari" com trilha sonora ao vivo por Tony Berchmans


Em abril, o pianista Tony Berchmans interpreta ao vivo trilha para "O gabinete do Doutor Caligari" no Cinematographo, projeto promovido mensalmente pelo MIS com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema.

Nesta edição, o clássico do cinema alemão recebe trilha sonora inédita em sessão que acontece no dia 2 de abril, domingo, às 16h. Os ingressos, de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), podem ser adquiridos na Recepção MIS ou pelo site da Ingresso Rápido.

Extremamente influente no meio cinematográfico, O gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920, Polônia, dir. Robert Wiene) compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos irregulares, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje. Lançado durante o movimento expressionista alemão, ele marcou época, influenciou gerações e é assistido com veemência até os dias atuais. Com cenários escuros e medonhos e maquiagem inspirada no obscuro, o filme pode render bons calafrios.


A trilha ao vivo será feita por Tony Berchmans, pianista idealizador do projeto CINEPIANO, juntamente com Richard Ribeiro, baterista convidado. Eles farão o acompanhamento musical do filme com temas autorais, em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa emocional do filme, que será projetado digitalmente. 

Nenhum comentário: