Páginas

terça-feira, agosto 01, 2017

Morre ator, roteirista e diretor Sam Shepard

Ator e dramaturgo vencedor do prêmio Pulitzer Sam Shepard faleceu em decorrência de complicações de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig, segundo representante da família na segunda-feira, 31 de julho.

Ele tinha 73 anos, venceu o Pulitzer em 1979 por sua peça "Buried Child". Ele morreu na quinta-feira passada em sua casa no Estado norte-americano do Kentucky, cercado por familiares, disse o porta-voz Chris Boneau em um comunicado enviado à Reuters.

"Criança Enterrada" ("Buried Child") conta a história de um trágico segredo familiar e, como vários de seus trabalhos, toca nas desilusões e crises familiares. Entre suas outras peças estão "Oeste Verdadeiro" e "Louco para Amar".

Como ator, Sam Shepard foi indicado ao Oscar por sua interpretação do piloto de teste Chuck Yeager no filme de 1983 "Os Eleitos - Onde o Futuro Começa". Ele também participou de vários outros filmes, incluindo "Álbum de Família", "Diário de uma Paixão", "Falcão Negro em Perigo" e "Flores de Aço". Ele é autor do roterio "Paris, Texas", filme de 1984 dirigido por Wim Wenders que conquistou o prêmio principal do Festival Internacional de Cinema de Cannes no mesmo ano, e a versão cinematográfica de "Louco de Amor", filmada por Robert Altman.

Criado no oeste e no meio-oeste dos Estados Unidos com um pai que descreveu como um alcoólatra violento. Depois de desistir da faculdade, ele passou alguns meses com uma companhia de teatro ambulante e em 1963, aos 19 anos de idade, se mudou para Nova York com pouco dinheiro e nenhum contato. Ingressou no cenário alternativo da Broadway enquanto trabalhava como ajudante de garçom no famoso clube de jazz Village Gate, e suas primeiras peças foram encenadas naquele ano. Ele encurtou seu nome de dramaturgo, antes Samuel Shepard Rogers Jr., e escreveu mais de 40 peças.

Sam Shepard foi casado com a atriz O-Lan Jones entre 1969 e 1984, e o casal teve um filho. Ele teve um relacionamento de quase 30 anos com Jessica Lange, que em 1982 estrelou com ele o filme "Frances", que terminou em 2009. Eles tiveram dois filhos. ( (AgênciaFM))

Nenhum comentário: