Páginas

quinta-feira, agosto 09, 2018

Yukio Mishima: tema de mostra na Cinemateca Brasileira

Começa nesta quinta-feira (9) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a mostra Redescobrindo Yukio Mishima, com filmes protagonizados ou baseados na obra do escritor japonês, considerado um dos mais importantes do século XX. 


O evento, que segue até 18 de agosto, inclui também roda de leitura, palestra e uma apresentação de butô, dança típica japonesa criada na década de 1950. Todas as atividades serão realizadas na sede da Cinemateca, ligada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Na abertura da mostra, às 20h desta quinta-feira, será exibido o longa O Homem do Vento Cortante (1960), de Yasuzô Masumura, que traz Mishima como ator. O evento conta com parceria da Fundação Japão e do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Alguns filmes da mostra

Mishima teve diversas obras adaptadas para o cinema, e trabalhou como ator em filmes como O homem do vento cortante (Karakkazeyarô, からっ風野郎), dirigido por Yasuzô Masumura, e que será apresentado na abertura da Mostra. A programação exibe algumas destas adaptações em cópias nos formatos 16mm e 35mm, como Conflagração (Enjô, 炎上), de Kon Ichikawa; O equívoco da virtude (Bitoku no yoromeki, 美徳のよろめき), de Kô Nakahira; Mar inquieto (Shiosai, 潮騒), de Senkichi Taniguchi, entre outros títulos. Como complemento à reflexão destes filmes, a Profª Drª Makiko Kitani (Universidade Doshisha) e o Prof. Dr. Kin'ya Sugiyama (Universidade Kanazawa) apresentarão a sessão de Neve de primavera (Haru no yuki,春の雪) , dirigido por Isao Yukisada.

Breve perfil 

Nascido em Tóquio, em 1925, Mishima alcançou grande sucesso literário aos 24 anos, com a publicação de Confissões de uma máscara, romance de tom biográfico sobre um jovem que se apaixona platonicamente por um colega mais velho. Em seguida, romances como Cores proibidas, O Templo do Pavilhão Dourado e O marinheiro que perdeu as graças do mar consolidaram seu prestígio.

Sua obra, de forte teor homoerótico, é permeada pelo embate entre as tradições culturais e a vida moderna no Japão. Por três vezes, concorreu ao Prêmio Nobel de Literatura. Teve diversas obras traduzidas e publicadas no Brasil durante a década de 1980.

Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP

Telefone: (11) 3512-6111

Nenhum comentário: