Páginas

quarta-feira, outubro 01, 2008

MORRE PAUL NEWMAN

Lenda do cinema, ator Paul Newman morre aos 83 anos

Newman atuou em 60 filmes em 50 anos de carreira
Uma das maiores lendas de Hollywood, o ator americano Paul Newman morreu na sexta-feira aos 83 anos. De acordo com a porta-voz do ator, Marni Tomljanovic, Newman perdeu não resistiu à batalha contra o câncer.Paul Newman foi indicado ao Oscar dez vezes, ganhando a estatueta de melhor ator por A Cor do Dinheiro, em 1987. No ano passado, ele disse que estava encerrando a carreira porque não conseguia mais encenar com a mesma habilidade.
“Eu não consigo mais trabalhar no nível que eu desejo”, disse ele entrevista à rede de TV americana ABC.“Você começa a perder a memória, a segurança a criação. Então eu acho que é um livro fechado para mim”. No início do ano ele desistiu de dirigir a produção teatral Ratos e Homens, baseada na obra do escritor John Steinbeck, por problemas de saúde não especificados. Na época, ele negou que estivesse sofrendo de câncer e divulgou comunicado dizendo que estava “bem de saúde”.

50 anos de carreira
Apesar da aparência atraente e irresistíveis olhos azuis o terem feito um ator ideal para papéis românticos, Newman também fez personagens rebeldes. Ator, diretor e produtor, ele atuou em cerca de 60 filmes em 50 anos de carreira. Newman garantiu a fama ainda nos anos 60, com filmes como Desafios à corrupção, Criminosos não merecem prêmio, O indomado, Rebeldia indomável e Hombre. Críticos dizem que seu filme mais memorável foi Butch Cassidy – Dois homens e um destino, ao lado de Robert Redford, e 1969. Em 1968, o astro dirigiu sua segunda mulher, Joanne Woodward, em Rachel, Rachel, que venceu o Globo de Ouro de melhor filme e foi indicado ao Oscar. Além do cinema, o ator comandava uma linha de produtos alimentícios conhecida como "Newman's Own", cujos lucros são doados para a caridade.

Em 2006, ele realizou seu último trabalho para as telas ao dublar o o personagem Doc Hudson na animação Carros, da Pixar. [Fonte: www.bbcbrasil.com.br

Nenhum comentário: