Páginas

segunda-feira, novembro 26, 2018

Morre aos 77 anos Bernardo Bertolucci

Bernardo Bertolucci, diretor italiano de “Último Tango em Paris”, de 1972 morreu nesta segunda-feira, 26, aos 77 anos.

Bernardo Bertolucci morreu em sua casa em Roma após uma longa doença, disse seu empresário. Ele estava doente há anos e confinado a uma cadeira de rodas desde o início dos anos 2000 devido a uma operação na coluna. Com  Marlon Brando estrelando “O Último Tango em Paris” protagozinou com cenas picantes e foi censurado em vários países, inclusive a Itália, onde só foi liberado para exibição no início de 1987. A película teve uma indicação ao Oscar a Bertolucci. 

No ano de 1987 ele se recuperou com “O Último Imperador”, lindamente filmado com seu diretor de fotografia de longa data Vittorio Storaro, que levou os nove Oscar aos quais foi indicado e reafirmou a posição de Bertolucci como um cineasta com um olhar diferenciado.

Nascido em Parma, no centro da Itália, Bertolucci era filho do poeta e crítico de cinema Attilio Bertolucci.   Teve seu início de carreira ao escrever poesias na infância e publicou seu trabalho em revistas antes da adolescência, conquistando um prêmio nacional de poesia quando estudava em Roma. (AgênciaFM com agências internacionais). 

Nenhum comentário: