O ator britânico Albert Finney, Indicado cinco vezes ao Oscar, cujo nome está na alçado da fama, e representou de dramas ousados sobre a classe trabalhadora do pós-guerra e se tornou um astro internacional indicado ao Oscar, morreu aos 82 anos de idade. O ator faleceu após uma doença rápida, noticiou a rede BBC nesta sexta-feira,8.
Nascido em Salford, na Grande Manchester, em 1936, ele iniciou a carreira como ator de teatro shakespeareano. Finney alcançou o estrelato em 1960 com “Tudo Começou num Sábado”, título de uma nova geração de filmes britânicos realistas apelidados de “dramas de pia da cozinha”, no qual interpretou um jovem operário revoltado. Sua carreira sempre de vento em popa, cresceu ainda mais quando ele foi escalado como protagonista do despudorado filme de época “Tom Jones”, de 1963, que conquistou quatro Oscar, inclusive de melhor filme, e rendeu a Finney a primeira de suas quatro indicações a melhor ator.
Finney, que recusou homenagens oficiais duas vezes, entre elas um título de cavaleiro, também viveu Hercule Poirot em “Assassinato no Expresso do Oriente” (1974) e atuou em “Erin Brockovich” (2000) – pelo qual foi indicado a melhor ator coadjuvante – e pelo filme da franquia James Bond “Skyfall” (2012).
Finney foi casado três vezes, com as atrizes Jane Wenham e Anouk Aimeé entre 1957 e 1961 e 1970 e 1978, respectivamente, e com a agente de viagens Pene Delmage em 2006. Ele deixa Delmage e Simon, filho de seu primeiro casamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário