Páginas

quarta-feira, novembro 25, 2020

NON: uma notável obra do cineasta Manoel de Oliveira

NON é uma notável e bem pessoal reflexão do cineasta português Manoel de Oliveira, sobre a identidade e o destino português.


Este é o primeiro filme que a memória da guerra colonial, evocando diversos pontos de viragem da história, e da reflexão sobre o destino de um país, cujos homens quiseram sempre ir mais além, e que depois de 1974 se vê reconduzido às suas fronteiras originais.

Filme realizado em 1990, lançado em 26 de setembro em Cannes, (França). O filme trata da história de Portugal tal como contada pelo Alferes Cabrita aos homens da sua companhia em plena guerra colonial.

Non ou a Vã Glória de Mandar é, acima de tudo, uma obra concebida e criada como uma épica ironia histórica, em que se glorifica e presta homenagem ao espírito de um povo através das suas maiores e mais trágicas derrotas e catástrofes.

 No elenco, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória, Rui de Carvalho, Lola Forner entre outros. película, com argumento, montagem e realização de Oliveira, tem participação de Leonor Silveiro.

Um filme essencial sobre os "Non" da História de Portugal. "Non" é uma palavra retirada do sermão do Padre Antônio Vieira que a chamava de "terrível palavra".


DVD: região 9

Ecran: 16/9

Colorido

Duraçao: 108 min aproximadamente.


 By Fram Martins

Mais sobre MO

Nenhum comentário: