Páginas

quinta-feira, dezembro 17, 2020

Remember actor James Cagney

 The actor was born on July 17, 1899, on Lower East Side, New York, NYC, EUA, and died at march, 30, 1986, on Stanfordville, Nova York, EUA. 


James Francis Cagney Jr., ator e dançarino norte-americano. Conhecido por suas performances consistentemente enérgicas, estilo vocal distinto e ritmo cômico, ele ganhou elogios e prêmios importantes por uma grande variedade de performances.


Trabalhou como corista masculino no teatro de vaudeville e, em 1925, chegou à Broadway, onde depressa se tornou numa primeira figura, especialmente depois de Penny Arcade (1929), musical que, quando foi adaptado a cinema com o nome de Sinners' Holliday (1930), contou com Cagney num dos principais papéis. O seu carisma e magnetismo levou a Warner Brothers a propor-lhe um contrato de cinco filmes. 

Esta película The Public Enemy (O Inimigo Público, 1931) abriu-lhe às portas. Ele interpretou o gangster Tom Powers. Apesar da sua baixa estatura, 1,65m, Mr Cagney tornou-se uma das grandes estrelas de Hollywood, embora inicialmente limitado a papéis de bandido ou mafioso em 'G' Men (Garra de Ferro, 1935), Ceiling Zero (À Margem da Lei, 1936) e Angels With Dirty Faces (Anjos de Cara Sujas, 1938), numa interpretação de assassino condenado à cadeia elétrica, papel que lhe valeu a nomeação para o Óscar de Melhor Ator.


foi através dum musical que Cagney chegou ao tão almejado galardão: em Yankee Doodle Dandy (Canção Triunfal, 1942) interpretou a figura verídica do compositor George M. Cohan. Apesar de ter vencido o Oscar, Cagney saiu em litígio da Warner em finais de 1942, fundando a sua própria produtora. 

mais bem sucedidos comercialmente eram aqueles em que interpretava o papel de gangster como White Heat (Fúria Sanguinária, 1949), de Raoul Walsh, onde celebrizou a célebre personagem Cody Jarrett. 


Interpretar gangster era uma arte para Cagney, tanto que,  voltou a ser nomeado para o Oscar de Melhor Ator por Love Me or Leave Me (Ama-me ou Esquece-me, 1955), um outro musical em que contracenou com Doris Day e novamente na pele de gangster. 

No ano de 1961, decidiu anunciar a sua retirada numa comédia de Billy Wilder: One, Two, Three (Um, Dois, Três), em que são relatadas as desventuras dum executivo duma marca de refrigerante americana em Berlim.


Convivendo com diabetes e problemas circulatórios, James Cagney  continuava a ser procurado para estrelar filmes. Mas, foi recusando convites sucessivos para fazer um regresso triunfal. Foi a conselho dos seus médicos que aceitou desempenhar um pequeno papel no filme Ragtime (1981), de Milos Forman, interpretando um polícia. O seu retorno foi bastante elogiado pela crítica e fãs que aplaudiu o regresso de um mito, um astro. 

No ano de 1984 realizou seu último trabalho artístico no telefilme Terrible Joe Moran,  dando vida  a um velho ex-pugilista. (Redação AgênciaFM). 

Nenhum comentário: