Páginas

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Marisa Prado


Atriz brasileira (1932-82). A vida de Olga Castenaro, nascida em Araçatuba, é falecida no Cairo, poderia render cinematograficamente uma história de Cinderela sem final feliz ou um filme policial com, final misterioso. Mudando-se criança ainda para São Bernardo do Campo, Olga era adolescente e operária quando a Cia. Cinematográfica Vera Cruz ali se estabeleceu. Empregou-se na montagem e foi descoberta por Abílio Pereira de Almeida quando cortava celulóide e chamava a atenção pela beleza.
Em menos de uma ano (51), recebeu o Prêmio Saci como melhor atriz e virou estrela com o nome de Marisa Prado. Fez Tico-Tico no Fubá no ano seguinte, preparando-se para a Palma de Ouro de Cannes, que veio com O Cangaceiro em 1953. Já era então conhecida internacionalmente quando filmou Candinho (54) com Mazzaropi, antes de aceitar convite para se transferir para o cinema espanhol, aproveitando o momento do final de um curto casamento com o cineasta Fernando de Barros. Seu primeiro filme, Orgulho, redeu-lhe o prêmio de melhor atriz estrangeira, seguindo-se mais uma dezena de filmes em Portugal, no México e em Cuba. Ali, em 1958, fez Uma Chica de Chicago e conheceu Jaime Menasce, embaixador cubano em Paris, com quem se casou, passando a viver na França e abandonando o cinema.
Em uma temporada em Monte Carlo se envolveu com um milionário libanês, o conde Charles Gabriel de Chedid, acabando por se casar com ele. Esteve no Brasil no final de 1981. Quatro meses depois, um telegrama do marido comunicava sua morte súbita e seu sepultamento em circunstâncias nunca esclarecidas. {Francisco Martins - Colaborou Fausto Visconde}

Nenhum comentário: