Dama absoluta da dramaturgia russa, atriz morreu dias após de sofrer incêncio enquanto fumava
Maria Ouspenskaya era filha de um advogado, estudou canto no conservatório de Varsóvia, e arte na escola Adasheff's, esola de arte dramática, também em Moscou. Começou atuando em peças de teatro nas províncias russas. Depois fez uma apresentação no Teatro de Moscou, então seu primeiro trabalho como profissional, sob direção de Konstantin Stanislavski.
Nome completo Мария Алeкceeвнa Успенская, nasceu em 29 de julho de 1876, em Tula, Russia e faleceu em 3 de dezembro de 1949 (73 anos) em Los Angeles, Califórnia
Teve vários trabalhos notáveis de 1915–1949, tendo alcançado o sucesso em sua juventude como uma atriz de teatro na Rússia, e mais tarde como uma atriz de cinema em Hollywood. Ela trabalhou de forma muito regular na Broadway durante bastante tempo, e em 1929 fundou a Escola de Artes Dramáticas em Nova Iorque. Uma de suas alunas durante esse período foi Anne Baxter, então uma adolescente desconhecida.
Alcançou o período de filmes mudos russos atrás, mas, mudou-se para os Estados Unidos e Maria Ouspenskaya ficou em Hollywood até que os problemas financeiros da sua escola a obrigou a procurar outras receitas.
Seu primeiro trabalho em Hollywood foi em Dodsworth de 1936, sendo indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Receberia uma segunda indicação em 1939 por sua atuação em em Love Affair. Suas melhores interpretações foram em uma velha cartomante no filme de terror The Wolf Man (O Homem Lobo) e Frankenstein Meets the Wolf Man de 1943 (e Frankenstein encontra o Homem Lobo). Seus outros sucessos incluem The Rains Came, 1939, (Ponte de Waterloo) Waterloo Bridge, 1940, The Mortal Storm , 1940, e Kings Row, de 1942.
A atriz faleceu vitima de derrame cerebral, dias depois ter sofrido queimaduras graves em um incêndio, que ocorreu quando ela dormiu fumando um cigarro. (Francisco Martins - em memória de Fausto Visconde )
Nenhum comentário:
Postar um comentário