Nascida Eva Comello, em 25/06/1009, Cairo, Egito. Fotógrafa, e atriz foi chamada de "A Greta Garbo Brasileira".
Eva Nil nasceu no Cairo, Egito, imigrou para o Brasil com a familia quando tinha apenas seis anos de idade, radicando-se na cidade de Cataguases, Minas Gerais.
Ela era filha do diretor de cinema e fotógrafo Pedro Comello, é nessa cidade que a atriz ingressa no cinema em `Valadião, o Cratera´, curta-metragem realizado pelo pai e por seu sócio, Humberto Mauro (fundaram a Phebo Filmes), no ano de 1925. No ano seguinte estrela seu primeiro longa-metragem, o clássico `Na Primavera da Vida`, dirigido por Humberto Mauro.
Cena de Senhorita Agora Mesmo |
Foi uma estrela amada da revista Cinearte, de Adhemar Gonzaga, que ajudou a eternizá-la, foi musa primeira da “Phebo Sul América Film”, em Cataguases, mais tarde na “Cinédia”, no Rio de Janeiro, propriedade de Gonzaga.
Em `Barro Humano´, de Adhemar Gonzaga, Eva realizou pequeno papel em 1928. Com sua fotografia divulgada na revista Cinearte por duas vezes, ajudou a consolidar sua fama e criar o mito, sendo chamada por muitos de "A Greta Garbo Brasileira".
Eva Nil abandonou a carreira em 1928, segundo ela mesma, por não se conformar com o amadorismo e a precariedade que retardam o desenvolvimento do cinema brasileiro. Retorna à fotografia, ofício que aprendeu com o pai. Seu pseudonimo Eva Nil, é em referência ao rio Nilo no Egito. A atriz morreu em 15 de agosto de 1990, /08/1990, Minas Gerais, Brasil.
Cinebiografia
Barro Humano (1929)
Senhorita Agora Mesmo (1928)
Mistérios de São Mateus (1927)
Tesouro Perdido (1927)
Dois Irmãos (inacabado) (1927)
Na Primavera da Vida (1926)
Valadião, o Cratera (1925)
A atriz recebeu homenagem com Centro Cultural Eva Nil, que funciona desde 1997 em uma sala no prédio da antiga estação ferroviária de Cataguases.
Endereço: Praça Governador Valadares, 170,
Centro, Cataguases, MG
Tel: (32) 3429-2585
Nenhum comentário:
Postar um comentário