A corrida do Oscar aproxima-se e as espectativas de quem leva a cobiçada estatueta distribuida pela Academia de Artes e Ciências, que está a pouco menos de três meses da cerimônia, já tem uma primeira amostra de favoritos o que indica uma edição bem disputada entre os pesos pesados da arte de representar.
Martin Scorsese, Steven Spielberg, com seus trabalhos e Meryl Streep e Leonardo DiCaprio como legítimos representantes da arte de representar estão entre os favoritos dos críticos de Hollywood.
Mas nem só de títulos famosos vive Hollywood, o O Artista, um longa-metragem mudo e em preto e branco remonta ao início do cinema, e também a estreia de Scorsese em 3D de A Invenção de Hugo Cabret, despontam como possíveis indicações de Melhor Filme.
Melhor distribuída para uma concorrência mais justa, se prevê a presença do filme Cavalo de Guerra, drama dirigido por Spielberg, e a obra biográfica sobre o primeiro diretor do FBI, J. Edgar, dirigida por Clint Eastwood cujo ator principal é de Leonardo DiCaprio.
Os atentados às Torres Gêmaes em 11 de setembro de 2001, Nova Iorque, estão em pauta nesta edição também cuja história é contada no drama de um menino " Extremamente Alto e Incrivelmente Perto", onde Tom Hanks e Sandra Bullock, aparecem já bem cotados para Oscar. O Homem que Mudou o Jogo, tem Brad Pitt como protagonista, no papel de um treinador de uma equipe de baseball.
Outra disputa que será acirrada fica entre Histórias Cruzadas, longametragem sobre a segregação racial no Mississipi nos anos 1960; o mais recente filme de Woody Allen "Meia-Noite em Paris"; uma adaptação americana de Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de David Fincher. Já o triller de espiões britânicos 'O Espião que Sabia Demais'; versão de Margaret Thatcher, e protagonizada por Meryl Streep " A Dama de Ferro", pode dar mais um prêmio para atriz.
Harry Potter pode correr por fora e não será surpresa se tiver uma indicação de sua última parte, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2. Shame, o mais provável -, entre os filmes estrelados por Ryan Gossling (Tudo Pelo Poder e Drive) também tem possibilidades de concorrer ao Oscar.
Atores
George Clooney (Os Descendentes), DiCaprio (J. Edgar) e Pitt (O Homem que Mudou o Jogo) aparecem em todas as bolsas de apostas para o Oscar de Melhor Ator. Porém, correndo por fora na mesma categoria nomes como Gary Oldman (O Espião que Sabia Demais), Michael Fassbender (Shame) e Michael Shannon (O Abrigo) e Jean Dujardin (O Artista), não será surpresa de DiCaprio ou Clooney ficarem de mãos vazias.
Bem atrás aparece a nomeação de Woody Harrelson por sua atuação em Rampart, e o famosos Ryan Gossling por Tudo Pelo Poder. Demián Bichir, mexicano, pode ter uma indicação sim por A Better Life (Uma Vida Melhor), apesar de seu nome não aparecer nem em previsões da mãe Dinah. Porém, ele conta com apoio do tradicional jornal Los Angeles Times que reivindicou a indicação em artigo publicado em novembro sua indicação.
O grupo feminino
Liderado por Meryl Streep e Glenn Close e como azarão da competição estão Viola Davis (Histórias Cruzadas), Michelle Williams (Uma Semana com Marilyn), Kirsten Dunst (Melancolia), mas, Tilda Swinton por (Precisamos falar sobre o Kevin) deverá levar mais uma estatueta pra casa.
Direção estão disputando no braço de ferro Spielberg por (Cavalo de Guerra), Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret), Clint Eastwood (J. Edgar), Alexander Payne (Os Descendentes) e Michel Hazanavicius (O Artista). Contando com a mente fértil dos diretores não se surpreenda caso Stephen Daldry (Extremamente Alto e Incrivelmente Perto) e Terrence Malick por A Árvore da Vida desbancarem as figuronas.
Trilha sonora
Alberto Iglesias, que já foi indicado por O Jardineiro Fiel - 2005 e O Caçador de Pipas, em 2007, é forte candidato ao prêmio de Melhor Trilha por O Espião que Sabia Demais. A Pele que Habito de Pedro Almodóvar. Seus prováveis rivais não são fracos> Alexandre Desplat (A Árvore da Vida e Extremamente Alto e Incrivelmente Perto), Ludovic Bource (O Artista), Howard Shore (A Invenção de Hugo Cabret) e Michael Giacchino (Super 8, Missão Impossível - Protocolo Fantasma) e Hans Zimmer (Rango), John Williams (Cavalo de Guerra e As Aventuras de Tintim).
As indicações acontecerá na cidade de Los Angeles dia 24 de janeiro e os prêmios serão entregues, também em Los Angeles (EUA) dia 26 de fevereiro 2012. (Francisco Martins - em memórias de Fausto Visconde).
Nenhum comentário:
Postar um comentário