Páginas

quarta-feira, agosto 27, 2014

Ghiaroni, o homem que criou "A Vida de Cristo"

Conhecido apenas pelo nome Ghiaroni, criou "A Vida de Cristo", apresentada todos os anos além do filme  e telenovela "Mãe", que virou filme.


Este nome pode até soar estranhos a alguns mas, Ghiaroni foi dos mais capacitados novelistas do rádio brasileiro. produtor, poeta, compositor, versionista. 

Na televisão era uma must da época, ou seja a últimas palavras em qualquer assunto. Pessoa simples, ele  não fazia questão de aparecer, o povo reconhecia seu valor inestimável em todos segmentos da Cultura do pais. 

Juntamente com Osmar Frazão, era integrante da Equipe de Flávio Cavalcanti, na Tv Tupi (RJ). Ghiaroni é o criador da "Paixão de Cristo" para o rádio - em 27 de março de 1959, com narração de César Ladeira. e todos os anos na Sexta feira da Paixão, a Rádio Nacional apresenta " A Vida de Cristo", da autoria de Ghiaroni, adaptada da Biblia Sagrada. é uma figura de suma importância, aplaudido por várias gerações.

Entre suas obras "Mãe", uma das novelas de maior sucesso da Rádio Nacional e que em 1948 foi transformada em filme, com a direção de Teófilo de Barros Filho. Entre outros trabalhos foi contratado da Rede Globo, assessorou Chico Anysio na década de 1990, quando este produzia a "Escolinha do Professor Raimundo". Também é autor de "O Monólogo das Mãos".

Giuseppe Artidoro Ghiaroni, nasceu em Paraíba do Sul, aos 22 de fevereiro de 1919 e faleceu  em 21 de fevereiro de 2008, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: