Páginas

quarta-feira, julho 31, 2019

Morre Hal Prince diretor de “O Fantasma da Ópera”, “Amor, Sublime Amor”

Ele morreu em Reykjavik, na Islândia, após uma doença curta, disse seu assessor de imprensa
Foto: Variety

Harold “Hal” Prince, que estabeleceu um recorde ao receber 21 prêmios Tony como produtor e diretor de alguns dos maiores sucessos da Broadway na segunda metade do século 20, como “O Fantasma da Ópera”, “Amor, Sublime Amor”, “Um Violinista no Telhado”, “Cabaré” e “Evita”, morreu nesta quarta-feira, aos 91 anos.

Produtor pródigo 

Ele ficou famoso por suas colaborações dinâmicas com dois compositores, o norte-americano Stephen Sondheim e o britânico Andrew Lloyd Webber, e foi um protegido do lendário produtor da Broadway George Abbott. Tornou-se um produtor pródigo no ano de 1950 a realizar êxitos exemplo “Amor, Sublime Amor”, uma recriagem inovadora do “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.

Foi direção nos anos 1960 com sucessos como “Cabaré”, situado na Berlim decadente da época da ascensão do nazismo, pelo qual recebeu o primeiro de seus oito prêmios Tony de melhor diretor.

Em 1979, Prince dirigiu dois grandes sucessos que estrearam com meses de diferença na Broadway. Em março, “Sweeney Todd” —história macabra de um barbeiro assassino contada ao som da música de Sondheim— entrou em cartaz, e em setembro Prince levou “Evita” de Londres a Nova York, onde havia estreado no ano anterior, contando a história de Eva Perón, a esposa carismática do líder argentino Juan Perón, com trilha sonora de Lloyd Webber. (AgênciaFM com Agências Internacionais). 

Nenhum comentário: