Já se passaram 7 anos do incêndio do Teatro Cultura Artística, localizado no bairro da Consolação, região central da cidade de São Paulo. Nas fotos fotos abaixo pode-se ver que nada está sendo feito pelo teatro. Apenas tapumes escondendo o descaso.
Era assim o Cultura Artística |
A teatro pertencente à Sociedade de Cultura Artística.Mas, fica uma interrogação: incêndio ou queimado para especular? Após um incêndio, que dizem ter sido acidental, em agosto de 2008, o teatro foi destruído e, conseqüentemente, desativado.
Desde 1919 a Sociedade sonhava em ter seu próprio espaço. Projetado por Rino Levi e construído entre os anos 1947 e 1950, no terreno do antigo Velódromo de São Paulo, o primeiro estádio de futebol do país, o teatro teve sua inauguração realizada em duas noites, nos dias 8 e 9 de março de 1950, a cargo de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, que revezaram-se na regência da Sinfônica de São Paulo e apresentaram obras suas.
O teatro possuía duas salas superpostas, a Sala Esther Mesquita com 1.156 poltronas, e a Sala Rubens Sverner com 339, ambas com acesso para deficientes físicos e ar condicionado. A fachada do Teatro Cultura Artística exibe o maior afresco existente de Di Cavalcanti, medindo 48 metros de largura por 8 de altura, feito em mosaico de vidro.
O painel não foi destruído pelo incêndio e passou ampla restauração, pelos maiores especialistas do Brasil e do exterior. Em 2011, a obra de Di Cavalcanti foi totalmente restaurada por especialistas, retomando às suas formas originais.
Segundo informações, após oito anos, a entidade ainda busca recursos financeiros e as aprovações dos órgãos públicos para iniciar as obras ainda em 2015. Só vendo para crer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário