Páginas

sábado, agosto 08, 2015

Cineteatro São Luiz: arte, cultura e diversão para todos

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e um dos espaços de maior valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense. O espaço voltou à cena com uma programação para todos os públicos. 




O cine teve sua construção iniciada em  1939, pelo Grupo Severiano Ribeiro, sob projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local, funcionava o Cine Politheama, também do grupo, e era vizinho à residência da família Severiano Ribeiro, que foi parcialmente destruida para abrigar passagem lateral do prédio, na Praça do Ferreira.

Até 2013 estava arrendado à Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Ceará), como Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro. O espaço acabou sofrendo com a proliferação das modernas salas de projeção dos shopping centers. Desde Outubro de 2005, no entanto, o Centro Cultural é, também, palco de Festival de Jazz e Blues e de shows, além das típicas exibições de filmes. Em 2014, foi revitalizado e reinaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, que comprou o cinema, o qual passou a abrigar, ainda, um escritório da Secretaria de Cultura do Ceará. Nos dias 22 e 23 de Dezembro de 2014, data da reinauguração. 
Conceito: excelência e democratização

Em sintonia com as diretrizes da política cultural do Estado, o Cineteatro São Luiz tem como princípio ser um espaço de referência em difusão cultural e apreciação artística, oferecendo à população uma programação acessível e de qualidade, recontextualizando a história e dando atenção à produção contemporânea.

Segundo o secretário Guilherme Sampaio o São Luiz como equipamento de destaque no roteiro cultural do Centro de Fortaleza, promover e ampliar o contato do povo cearense com experiências artísticas e estéticas, contribuir para a formação de novos públicos para a cultura e para a democratização do acesso à produção cultural e artística cearense, bem como para a difusão permanente e a valorização dos trabalhos de nossos artistas, em variadas linguagens. 

Contato: 85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

Nenhum comentário: