Morreu no Rio de Janeiro, Brasil -, na manhã desta terça-feira (20), a atriz Yoná Magalhães, aos 80 anos. Yoná estava internada, desde o dia 18 de setembro, na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio.
Atriz ganhou fama em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), Yoná Magalhães entrou para a vida artística para ajudar a família quando o pai ficou desempregado.
Yoná fez muito teatro e cinema, trabalhou num marco do cinema mudo, foi do elenco original de 'A partilha', do Falabella, mas o grande meio de expressão dela foi a TV. Eu acho que ela tinha o retorno do público. Essa morte é uma comoção popular. Foi presente na TV desde o comecinho dos anos 50, comecinho da TV no Rio de Janeiro. Mesmo depois do cinema ela se torna uma estrela das primeiras novelas da TV Globo.
A atriz fez parte do primeiro elenco da TV Globo, a partir de 1965, e é considerada a primeira mocinha de sucesso das novelas da emissora. Em 1966, formou ao lado de Carlos Aberto o principal casal romântico da época, em " Eu Compro Essa Mylher".
Ao longo de mais de 60 anos de carreira, trabalhou em novelas como "Saramandaia" (1966), "Roque Santeiro" (1985), "Tiêta" (1989), "Sangue Bom" (2013). Além das novelas, Yoná esteve nas minisséries "Grande Sertão Veredas" (1985), adaptação para a TV do clássico romance homônimo escrito por Guimarães Rosa, e "Um só coração"(2004). (Francisco Martins).
Nenhum comentário:
Postar um comentário