Páginas

sexta-feira, abril 13, 2018

O homem do Prego, 1965 EUA

Elenco estelar Rod Steiger (Sol Nazerman) , Geraldine Fitzgerald (Marilyn Birchfield), Brock Peters, Jaime Sánchez, Thelma Oliver entre outros astros e estrelas, é a primeira película a abordar a fundo o tema holocausto. 

Sol Nazerman é um penhorista judeu sobrevivente do Holocausto, amargurado pelas memórias dolorosas das atrocidades nazistas. Ele se afasta cada vez mais dos seus amigos e de seu negócio no Harlem, que acaba atraindo a atenção de um mafioso.

lançado em 1965, drama dirigido por Sidney Lumet, cujo roteiro é uma adaptação de Morton S. Fine e David Friedkin do livro homônimo de Edward Lewis Wallant. Essa produção tornou respeitado internacionalmente o ator Rod Steiger  graças à interpretação do protagonista da história.

A história contada tem como tema a "morte" espiritual de um sobrevivente de um campo de concentração nazista e o seu "enterro" num local decadente de Manhattan. Lumet falou ao New York Times numa entrevista durante as filmagens que "A ironia do filme é que ele encontra mais vida aqui no Harlem do que em qualquer outro lugar. 

Quincy Jones foi o compositor da trilha sonora do filme que inclui a canção "Soul Bossa Nova"; na série Austin Powers a canção é ouvida com destaque.

Nenhum comentário: