Mostra de cinema da Universidade de São Paulo exibe até 24 de fevereiro clássicos com as faces mais cruéis dos seres humanos.
Não Matarás |
Desconfiança, antipatia, ódio, violência. Neste momento de ruptura que atravessamos como sociedade, a nova mostra do Cinema da USP (Cinusp) traz 15 obras que analisam tais comportamentos e que podem gerar a reflexão do público em relação ao seu olhar para o outro de forma menos sombria e mais humana. Mostra tem curadoria reúne clássicos do cinema mundial e sucessos de bilheteria. Um dos responsáveis pela pesquisa, Luis Henrique dos Santos.
Salò |
“São filmes que nos deixam com a sensação de ‘odeio a humanidade’ depois de assistir. Causam incômodo e sensação de desilusão com a vida”, explica. Outro ponto em comum entre os filmes, segundo ele, é ter personagens, protagonistas ou coadjuvantes e ambientes que sejam misantropos.
As longas sequências da gangue em ação e do desespero do protagonista como uma “laranja mecânica” requerem estômago do espectador. Com uma boa recepção na época, gerando até indicação ao Oscar de Melhor Filme de 1972, o longa de Kubrick harmoniza com a ideia de misantropia.
Os 120 Dias de Sodoma é considerado um dos mais polêmicos da mostra do Cinusp. A película italiana de 1976 foi até proibida na então Alemanha Ocidental, acusada de “incitar à violência e pornografia”. Baseado no livro homônimo do Marquês de Sade, quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão, usando-os para satisfazer seus mais perversos desejos.
Escatologia, tortura, violência sexual, sadomasoquismo e morte são estampados na tela para o público assistir. A produção ainda foi marcada pelo assassinato de seu diretor, Pier Paolo Pasolini, meses depois da estreia da produção.
A mostra Cinema e Misantropia acontece até 24 de fevereiro nas salas do Cinema da USP (Cinusp) da Cidade Universitária (Rua do Anfiteatro, 181, Colmeias, Favo 4) e no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, em São Paulo).
Mais informações pelo telefone (11) 3091-3540. A programação completa da mostra está disponível no site do . http://www.usp.br/cinusp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário