Páginas

quinta-feira, janeiro 31, 2019

“Cinema e Misantropia” o lado sombrio da humanidade

Mostra de cinema da Universidade de São Paulo exibe até 24 de fevereiro clássicos com as faces mais cruéis dos seres humanos. 

Não Matarás 
Desconfiança, antipatia, ódio, violência. Neste momento de ruptura que atravessamos como sociedade, a nova mostra do Cinema da USP (Cinusp) traz 15 obras que analisam tais comportamentos e que podem gerar a reflexão do público em relação ao seu olhar para o outro de forma menos sombria e mais humana. Mostra tem curadoria reúne clássicos do cinema mundial e sucessos de bilheteria. Um dos responsáveis pela pesquisa, Luis Henrique dos Santos. 

Salò
“São filmes que nos deixam com a sensação de ‘odeio a humanidade’ depois de assistir. Causam incômodo e sensação de desilusão com a vida”, explica. Outro ponto em comum entre os filmes, segundo ele, é ter personagens, protagonistas ou coadjuvantes e ambientes que sejam misantropos.
As longas sequências da gangue em ação e do desespero do protagonista como uma “laranja mecânica” requerem estômago do espectador. Com uma boa recepção na época, gerando até indicação ao Oscar de Melhor Filme de 1972, o longa de Kubrick harmoniza com a ideia de misantropia.

Os 120 Dias de Sodoma é considerado um dos mais polêmicos da mostra do Cinusp. A película italiana de 1976 foi até proibida na então Alemanha Ocidental, acusada de “incitar à violência e pornografia”. Baseado no livro homônimo do Marquês de Sade, quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão, usando-os para satisfazer seus mais perversos desejos.

Escatologia, tortura, violência sexual, sadomasoquismo e morte são estampados na tela para o público assistir. A produção ainda foi marcada pelo assassinato de seu diretor, Pier Paolo Pasolini, meses depois da estreia da produção.

A mostra Cinema e Misantropia acontece até 24 de fevereiro nas salas do Cinema da USP (Cinusp) da Cidade Universitária (Rua do Anfiteatro, 181, Colmeias, Favo 4) e no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, em São Paulo).

Mais informações pelo telefone (11) 3091-3540. A programação completa da mostra está disponível no site do  .  http://www.usp.br/cinusp/

Nenhum comentário: